PUBLICIDADE

Dezessete novas espécies de aranhas são descobertas em floresta de Madagascar

Durante diversas semanas em setembro do ano passado, um time de pesquisadores das mais diferentes áreas da biologia participou de uma expedição à Makira, a maior e mais intocada floresta de Madagascar. O trabalho em campo fazia parte do projeto Search for Lost Species, da organização Re:wild, – “Em busca de Espécies Perdidas ou Desaparecidas” –, que tem como principal objetivo encontrar espécies de animais e plantas que não observadas há pelo menos uma década e podem estar extintas.

Madagascar é um país insular, situado perto da costa sudeste da África, e muitas das espécies encontradas ali não existem em nenhum outro lugar do mundo. Foi a primeira vez que uma expedição do projeto contou com a participação de profissionais especializados em tão diferentes áreas, como mamíferos, peixes, aves, répteis, anfíbios e invertebrados.

“No passado, o Search for Lost Species procurava principalmente por uma ou duas espécies em cada expedição, mas agora há 4.300 espécies que conhecemos ao redor do mundo que não foram documentadas em uma década ou mais”, afirma Christina Biggs, da Re:wild. “Madagascar é um hotspot de biodiversidade e Makira é uma área pouco explorada dentro do país, então decidimos testar um novo modelo para buscas de espécies perdidas lá. Reunimos um grupo de cientistas para procurar o máximo de espécies possível, e isso se mostrou bem-sucedido.”

O resultado desse esforço monumental é que 21 espécies que acreditava-se estarem perdidas para a ciência foram reencontradas em Makira, entre elas uma centopeia gigante (Spirostreptus sculptus), com 27,5 cm, que não era vista de 1897. Além dela, os pesquisadores documentaram a presença de três espécies de pequenos peixes que eles buscavam, como o chamado peixe-arco-íris-de-makira (Bedotia alveyi), sem registros desde 2003.

PUBLICIDADE

Mas a principal surpresa da expedição foi a descoberta de diversas aranhas novas para a ciência, dezessete no total (como a do gênero carchaea sp., na imagem que abre este post). Entre essas espécies que até agora não tinham sido descritas está uma aranha-zebra, já até hoje não se sabia que esse tipo de aracnídeo poderia ser encontrado nas florestas de Makira. Foi a presença de um saco de ovos pendurado na entrada de uma pequena caverna que chamou a atenção de um dos membros da equipe.

“Imediatamente os reconheci como algo especial”, contou Brogan Pett, diretor do grupo de trabalho SpiDiverse da Wildlife Conservation Society and Biodiversity Inventory for Conservation (BINCO). “Os sacos de ovos pendulares são uma das características da família de aranhas-zebra à qual esta nova espécie pertence. Eu rastejei um pouco para dentro da caverna e vi algumas aranhas adultas guardando sacos de ovos – elas eram aranhas bem grandes e era notável que tivessem passado despercebidas por tanto tempo.”

A centopeia gigante, que tem quase 30 cm de comprimento
Foto: Dmitry Telnov

Apesar das boas notícias, a lista de busca em Makira totalizava era composta por 30 espécies, ou seja, nove delas não foram achadas.

“É importante continuar pesquisando a biodiversidade de Makira porque, embora seja uma das maiores florestas tropicais do país, ainda temos relativamente pouca ideia de quais espécies ocorrem, e provavelmente há muitas não descritas também. Ter uma melhor compreensão das riquezas biológicas de Makira nos permitirá direcionar melhor nossos esforços de proteção”, ressalta Julie Linchant, da Wildlife Conservation Society Madagascar.

Um peixe arco-íris, espécie que não era vista há 20 anos, foi redescoberta em Makira
Foto: John C. Mittermeier / American Bird Conservancy

————————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Nova espécie de lagartixa de Madagascar mostra impressionante habilidade de se camuflar
Nascem em cativeiro trigêmeos de raríssimo fossa, nativo de Madagascar, onde 90% de seu habitat já foi destruído
Quase 30% das espécies de lêmure de Madagascar estão agora criticamente ameaçadas de extinção

Foto de abertura: John C. Mittermeier / American Bird Conservancy

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE