PUBLICIDADE

Descoberta de novo ouriço chinês revela que espécie se diferenciou de outras há mais de 1 milhão de anos

Descoberta de novo ouriço chinês revela que espécie se diferenciou de outras há mais de 1 milhão de anos

De longe esse mamífero carnívoro parece ser muito fofo. Mas chegando mais perto é possível perceber que seu corpo é coberto por espinhos e por um bom motivo: quando se sente ameaçado, o ouriço se transforma numa bola, e não há jeito de tocar nele.

Na China há várias espécies de ouriços, mas recentemente pesquisadores da Anhui Normal University, em Wuhu, fizeram uma descoberta interessante sobre uma nova, que acaba de ser descrita.

Há cerca de 1,1 milhão de anos, o Mesechinus orientalis se diferenciou das demais espécies desse gênero, o Mesechinus, adquirindo novas características físicas e genéticas. Cientistas suspeitam que isso ocorreu porque em algum momento naquele passado distante uma pequena população foi isolada em uma localidade geográfica diferente das outras.

“Essa diferenciação indica que os ouriços estiveram isolados uns dos outros durante muito tempo, provavelmente devido a mudanças climáticas durante o Pleistoceno que alteraram as rotas de migração e levaram a um isolamento geográfico prolongado”, dizem os pesquisadores num artigo científico publicado na ZooKeys.

PUBLICIDADE

O novo ouriço-do-leste-da-China é menor, possui espinhos mais curtos e características cranianas específicas em relação às demais espécies conhecidas no país. Além disso, ele é encontrado na região leste, enquanto as demais são observadas mais ao sul e ao norte e ainda em áreas da Rússia e da Mongólia.

Ouriços alimentam-se de animais menores, como insetos, vermes, centopeias, caracóis, sapos, ratos e lesmas. 

Leia também:
Ouriços: fofos, mas quase extintos no Reino Unido
Poderá a translocação salvar o ouriço mais ameaçado do Brasil?

Foto de abertura: reprodução artigo ZooKeys

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor