Na última segunda-feira, 1/1, a ativista climática sueca Greta Thunberg foi filmada dizendo palavrões em discurso durante protesto no Festival Park em Glasgow, muito próximo do local onde acontece a Conferência da ONU sobre Mudança Climática, a COP26. Lá, se juntou a outros ativistas do ‘seu’ movimento Fridays for Future.
Em setembro, na conferência da Juventude pelo Clima, ela zombou de políticos e líderes devido à sua inação dizendo que sua conversa sobre clima não passava de “blá, blá, blá” – contamos aqui. Mas, no protesto desta semana, ela se deixou levar ainda mais pelas emoções e exagerou.
Primeiro, disse que os políticos e responsáveis pelas delegações do clima, reunidos para as negociações da COP26, estavam “fingindo levar nosso futuro a sério”. E, em seguida, bradou:
“A mudança não virá lá de dentro. Isso não é liderança! (se referindo aos participantes das reuniões na COP26) Isto é liderança! (se referindo aos jovens à sua volta). Não dizemos mais blá blá blá, chega de exploração de pessoas, da natureza e do planeta! Chega de qualquer merda que eles estejam fazendo lá dentro!”.
Mais tarde, de acordo com a CNN, Greta foi filmada cantando “Você pode enfiar a crise do clima no c.”, parafraseando uma conhecida canção infantil: “Ela vai chegar ao redor da montanha…”.
Nas redes sociais, a pressão desfavorável ao comportamento desrespeitoso da ativista não demorou. Por isso, ontem, 3/11, ela declarou, no Twitter e no Facebook, que vai moderar seus rompantes, “neutralizar” sua linguagem.
“Tenho o prazer de anunciar que decidi adotar ‘tolerância zero‘ sobre palavrões e linguagem chula. E, se eu disser algo inapropriado, prometo compensar dizendo algo simpático”, brincou.
Ótima analogia com o vocabulário climático! Mas volte a se basear na ciência e optar pela seriedade em suas falas pra não perder a credibilidade. Você sabe que os ‘inimigos’ são numerosos.
Foto: Reprodução/Twitter