
Há cinco espécies de rinocerontes no planeta, três na Ásia (de Java, de Sumatra e indiano) e duas na África subsaariana (negro e branco). Medindo até quatro metros de comprimento, a encontrada na Índia é a maior dentre todas as demais. E é sobre ela que chegam boas notícias! Segundo o governo do país, houve um aumento de quase sete vezes na população desses animais na região de Assam, onde estão localizados os parques nacionais de Kaziranga, Orang e Manas.
De acordo com informações divulgadas pelas autoridades locais, entre 1960 e 2024, a população do rinoceronte indiano passou de 600 para mais de 4 mil indivíduos. Outro dado celebrado foi a queda da caça em 86%.
Os números são resultado de ações governamentais para frear a matança desses animais, com o aumento da fiscalização e reforço das equipes de guardas-florestais, e ainda, a expansão de áreas protegidas. “Rinocerontes são sinônimo da identidade de Assam. Eles são nosso orgulho e a joia da coroa da nossa biodiversidade”, celebrou Himanta Biswa Sarma, governador do estado de Assam, que concentra 80% da população global da espécie.
Assim como o rinoceronte de Java, o indiano (Rhinoceros unicornis) possui apenas um chifre. Ele pode chegar a pesar até 2,8 toneladas e viver entre 45 e 50 anos.
Além da Índia, essa espécie também é encontrada no Nepal. Nos dois países, habita áreas de pastagens de várzea, pântanos e florestas ribeirinhas, onde desempenham um papel crucial na manutenção desses ecossistemas. Como mega-herbívoros, eles moldam a vegetação, criando espaços abertos que beneficiam outros animais selvagens.
Ao longo das últimas décadas, milhares de rinocerontes foram mortos por causa de seus chifres. Depois de retirados – com o animal morto ou ainda vivo -, eles são contrabandeados para outros países, onde atendem a demanda desse “produto” que, transformado em pó, é utilizado, principalmente, na medicina tradicional asiática.
Todavia, graças ao combate à caça ilegal, no final do ano passado, dados divulgados pela União Internacional para a Conservação da Natureza apontaram que a população global de rinocerontes apresentou um aumento, chegando a 27 mil indivíduos.
——————–
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Material radioativo é injetado em chifres de rinocerontes para combater a caça ilegal
Chifres de rinocerontes diminuíram de tamanho no último século, provavelmente consequência da caça por humanos
Caçadores de rinocerontes passarão 25 anos na prisão, em condenação histórica na África do Sul
Foto de abertura: Nejib Ahmed, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons