PUBLICIDADE

Curupira, o menino protetor das florestas, será o mascote da COP30, em Belém

Curupira, o menino protetor das florestas, será o mascote da COP30, em Belém

Acredita-se que a lenda do Curupira – o menino de cabelo avermelhado, dentes afiados e pés virados para trás – surgiu entre os indígenas brasileiros. Eles teriam medo dessa criatura que vivia nas florestas e, com seus assobios ensurdecedores e suas pegadas deixadas para trás, confundia lenhadores e caçadores para proteger a mata e os animais que viviam nela.

Pois esse personagem do folclore brasileiro foi escolhido para ser o mascote da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em Belém do Pará, entre 10 e 21 de novembro. A escolha do Curupira pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República foi divulgada pela jornalista da Globonews, Ana Flores.

O mascote será utilizado no material de divulgação do evento, mas o governo ainda não informou quando o desenho oficial ficará pronto (a imagem acima foi usada apenas para ilustrar o texto).

Segundo uma nota publicada ontem (14/01) no site da Presidência da República, para marcar os 300 dias que faltam para a realização da COP30, a cidade de Belém já recebeu cerca de R$ 4,7 bilhões de investimentos do governo federal, entre recursos federais e de empresas públicas.

PUBLICIDADE

Ainda segundo o comunicado, entre as obras em curso na capital do Pará está a remodelação de hotéis e a construção de três novos. Além disso, escolas públicas serão transformadas pelo governo estadual em albergues temporários. Com esses investimentos, a expectativa é que a cidade consiga oferecer mais de 22 mil leitos para os participantes da conferência.

“Outra novidade é a construção da Vila Líderes, com R$ 224 milhões de fundos destinados pela Itaipu Binacional. Com cerca de 500 quartos, as acomodações atenderão parte das delegações. Após o fim da COP30, a vila funcionará como centro administrativo”, anunciou a área de comunicação da Presidência da República.

———————

Acompanhe o Conexão Planeta também em nosso canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Jovens ativistas climáticos – entre eles, duas brasileiras – querem que a COP30, em Belém, em 2025, seja a ‘COP das Crianças’
Mais de 50 organizações se unem para cobrar paridade de gênero e raça na participação da COP30, em Belém

Ilustração de abertura: LeonardoG, CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor