
Agora, quem visitar Copenhague, capital da Dinamarca, e aderir às “tarefas ecológicas” propostas pelo Conselho de Turismo da cidade, será recompensado com gratuidade em refeições e atracões turísticas.
O programa experimental batizado de CopenPay foi lançado ontem (15) – seguindo em teste até 11 de agosto – e inclui como tarefas a opção por transporte público ou passeio de bicicleta (que reduzem emissões), como também recolher o lixo que encontrar pelo caminho.
Em troca do “trabalho”, os visitantes podem reivindicar cafés, almoços, taças de vinho, aluguel de caiaque, entre outras atividades, grátis.
De acordo com o Conselho de Turismo, o objetivo é compensar o impacto ambiental do turismo. “Quando você viaja para o exterior – se você voa para outros lugares ou viaja de carro – você polui”, disse Rikke Holm Petersen, chefe de comunicações do órgão à BBC.
“Uma das coisas que podemos mudar é fazer com que as pessoas atuem de forma mais sustentável no destino”, acrescentou. O plano é apenas um “pequeno passo em direção à transição verde”, define Petersen.
Mas não existe fiscal de turistas nem estão sendo exigidas provas para confirmar a atuação responsável. O projeto é “baseado na confiança”, explica ela, que pondera: “Mas, em algumas atrações, é possível que sejam solicitadas fotos da pessoa andando de bicicleta ou do bilhete de transporte público”.
O mais interessante é que, até ontem, 24 organizações – como museus, bares, empresas de aluguel de caiaque e bicicletas, entre outras – haviam se inscrito no programa, mas o governo não as está reembolsando por sua adesão.
No ano passado, Copenhaga registou mais de 12 milhões de dormidas, segundo estatísticas governamentais.
Petersen acredita que uma “pequena percentagem” de turistas vai aderir à proposta durante o teste, o que já será importante para medir a eficácia do programa. Caso isso seja comprovado, o programa será implementado durante o resto do ano.
“Imagine se as pessoas levassem, de Copenhague, uma mentalidade mais verde… seria incrível!”, finaliza a chefe de comunicações do conselho de turismo.
_________
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.
Foto (destaque): Pelle Pedersen/Pixabay
Com informações de Euronews e BBC