PUBLICIDADE

Caramelo é adotado oficialmente por universidade e deve ganhar santuário

Caramelo é adotado oficialmente por universidade e deve ganhar santuário

Sete meses após ter ficado conhecido no Brasil inteiro e comovido a todos, Caramelo foi oficialmente adotado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), instituição que o cuidava desde maio de 2024. Na época, seu resgate foi transmitido, ao vivo, em rede nacional. Por causa das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, o cavalo ficou cinco dias ilhado, em cima de um telhado de zinco, no município de Canoas. A operação delicada envolveu equipes do Corpo de Bombeiros e Exército.

Caramelo tornou-se então uma celebridade e um símbolo de resistência diante da maior tragédia climática do estado gaúcho. Durante os últimos meses, ele ficou sob os cuidados da equipe da fazenda-escola do hospital veterinário da Ulbra, referência no tratamento de animais de grande porte.

Com idade estimada entre seis e oito anos, o cavalo estava bastante desnutrido e apresentava sinais de maus-tratos. “O animal apresenta um desenvolvimento corporal inadequado para sua idade (entre seis e oito anos), conforme verificado pela cronologia dentária. Este fato indica que o cavalo sofria de desnutrição severa há um longo período de tempo, antes mesmo da enchente. Foram observados sinais de restrição física prolongada no corpo do animal, com corda e atrelagem na cabeça e no corpo, sugerindo que o cavalo foi mantido amarrado por longos períodos, tendo sido usado provavelmente para puxar carroça”, informou em nota a Ulbra.

Caramelo é adotado oficialmente por universidade e deve ganhar santuário
Caramelo se equilibrando sobre um espaço mínimo no telhado e completamente ilhado
Foto: reprodução vídeo GloboNews

Agora Caramelo está plenamente restabelecido. Recebeu todas as vacinas necessárias para se manter saudável, além de cuidados odontológicos, ganhou mais de 50 kg – está pesando cerca de 400 kg -, e foi chipado para que possa ser identificado.

PUBLICIDADE

Por ter sido abandonado por seu tutor, a doação de cavalo foi oficializada pela Secretaria do Bem-Estar Animal de Canoas.

Ainda segundo a Ulbra, a intenção agora é construir um santuário “para que o animal possa desfrutar de sua aposentadoria”. Para isso, a universidade está em busca de parceiros para que a realização da obra.

———————–

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Tela do cavalo Caramelo arrecada mais de R$ 100 mil em leilão pelas vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul
Mais de 10 mil animais de estimação e silvestres são resgatados das enchentes do Rio Grande do Sul

Foto de abertura: divulgação Ulbra

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor