O British Council, em parceria com o Museu do Amanhã, realizará um treinamento em divulgação científica no Rio de Janeiro nos dias 14 a 18 de novembro de 2018. As inscrições estão abertas até 30 de setembro.
O objetivo é preparar dez brasileiras para realizar a cobertura da programação científica do festival Women of the World (WOW) – Mulheres do Mundo, que ocorrerá pela primeira vez no país também no mês de novembro.
O treinamento faz parte do Programa Mulheres na Ciência, do British Council, que busca o fortalecimento de vínculos entre mulheres na ciência do Brasil e do Reino Unido nos âmbitos individual e institucional.
O programa tem previsão de duração de três anos, promovendo a geração de capacidades, a agenda científica para mulheres e o fortalecimento de redes nacionais e internacionais. A programação contará com treinamentos, diálogos, missões de estudo, intercâmbios e mentorias.
Para o treinamento em divulgação científica, o British Council lançou uma chamada a candidaturas com o objetivo de atrair mulheres em duas categorias diferentes: graduadas em STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática) que não tenham vivência com divulgação científica; e formadas em STEM ou outras áreas que tenham experiência na área da comunicação e divulgação de ciência.
As dez candidatas selecionadas terão dois dias de capacitação em jornalismo científico com treinadoras brasileiras e britânicas. Depois, serão mais três dias de prática durante o Festival WOW. Durante o evento, terão sua cobertura publicada em canais institucionais e nas redes sociais.
As inscrições devem ser feitas pelo site do British Council. Gastos com viagem, hospedagem e alimentação de todas as participantes selecionadas serão cobertos pelo programa. As candidatas selecionadas serão anunciadas em 29 de outubro.
Mais informações neste link.
Sobre o Festival Women of The World (WOW) – Mulheres do Mundo
Nascido no Southbank Centre em Londres em 2010, o Festival Women of the World –WOW, já aconteceu em mais de 30 países. Em sua primeira edição na América Latina, o WOW traz diversas atividades entre shows, rodas de conversa, palestras e rodas de leitura à Praça Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro, entre 16 e 18 de novembro.
Dentre as temáticas em discussão estão questões relacionadas à violência de gênero, mulheres no mercado de trabalho, negritude e feminismo e, claro, mulheres na ciência.
No Brasil, o festival é realizado no Brasil pelas Redes de Desenvolvimento da Maré em parceria com o British Council e tem apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu do Amanhã.
Foto: divulgação British Council