A expectativa era grande. Zuri era uma mãe de primeira viagem e já estava no 15o de gestação, ou seja, estava na hora do filhote nascer. Mas o que a equipe do Chester Zoo, na Inglaterra, não esperava era que o nascimento do raríssimo rinoceronte-negro (Diceros bicornis) aconteceria durante o dia, quando o normal é de noite, e todos veriam esse momento tão mágico.
O filhote é uma fêmea, que agora vive ao lado da mãe. As duas passam bem e aparentam boa saúde.
O nascimento é mais uma esperança para que a espécie tão ameaçada possa se salvar da extinção. Segundo estimativas da União Internacional para a Conservação da Natureza, restam menos de 600 rinocerontes-negros na natureza, em regiões da Tanzânia, Quênia e Ruanda.
O Chester Zoo é uma das mais importantes organizações de conservação do mundo com foco na reprodução de animais em risco de extinção.
“O que é mais importante agora durante estes primeiros dias é que a mãe Zuri e o seu bebê passem algum tempo criando laços e se conhecendo. Até agora a dupla tem sido inseparável e o filhote está se alimentando regularmente e já ganhando tamanho e peso. Ela é muito curiosa e cheia de energia, o que é simplesmente brilhante de se ver”, disse Emma Evison, gerente da equipe de rinocerontes do zoológico.
A fêmea já pode ser vista trotando pelo recinto onde está ao lado da mãe
(Foto: divulgação Chester Zoo)
Durante mais de um século os Diceros bicornis foram caçados por causa de seus chifres, vendidos no mercado ilegal.
“A chegada deste precioso recém-nascido é mais um passo positivo na salvaguarda da espécie e no programa de reprodução em cativeiro. Um grupo de rinocerontes nascidos em zoológicos na Europa já foi translocado para um parque nacional protegido em África”, revela Emma.
Há cinco espécies de rinocerontes no planeta, três na Ásia (de java, de sumatra, indiano) e duas na África subsaariana (negro e branco). Alguns deles ainda apresentam subespécies, dependendo da região onde são encontrados e algumas pequenas características que os diferenciam.
Leia também:
População global de rinocerontes tem aumento, para algumas espécies, o primeiro em uma década
Eram só cerca de 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo… E agora há mais um!
Dois mil rinocerontes vão a leilão, mas sem interessados, e agora essa história tem uma reviravolta
Pela primeira vez em 45 anos, nenhum rinoceronte é morto por caçadores em parques nacionais da Índia
Foto de abertura: divulgação Chester Zoo