Durante séculos seres marinhos incríveis – belos, delicados e muitas vezes, completamente desconhecidos para a ciência – viveram no fundo dos oceanos, protegidos dos impactos do ser humano no planeta Terra. Todavia, com o possível início de atividades como a mineração em águas profundas, cientistas temem que espécies jamais observadas ou descritas, sejam extintas. É o caso daquelas que têm como habitat a chamada Zona de Clarion-Clipperton, uma área de 4,5 milhões de km2, entre a costa do Havaí e do México, no Oceano Pacífico.
O solo da região contém um vasto depósito de nódulos polimetálicos, pequenas rochas minerais do tamanho de uma batata, que segundo a indústria mineradora, seria uma excelente fonte para impulsionar a produção de energias verdes.
Recentemente a expedição SMARTEX, com pesquisadores do National Oceanography Centre, esteve na região estudando seus ecossistemas e os animais que vivem ali, no meio de abismos escuros, de águas geladas, todavia, ricos em biodiversidade.
“À primeira vista, parece uma paisagem típica do fundo do mar a 4 mil metros, completamente árida. Mas como sempre acontece, quando olhamos mais de perto encontramos coisas”, conta Adrian Glover, cientista chefe da expedição. “Pequenas esponjas e briozoários com apenas alguns milímetros de tamanho crescem nos nódulos. Na lama entre eles, pequenos crustáceos, vermes e moluscos são surpreendentemente diversos”.
Caso a mineração em águas profundas seja permitida, criaturas como essas podem simplesmente desaparecer, como o porco-do-mar-barbie, na imagem em destaque, uma espécie de pepino-do-mar, que foi batizado assim por causa de sua cor rosa choque.
“Alguns destes animais têm persistido lentamente nas profundezas do Oceano Pacífico durante potencialmente centenas de anos, desde o pepino-do-mar-barbie até às intrincadas e belas esponjas de vidro”, destaca Glover.
Abaixo, alguns dos achados feitos pela expedição em Clarion-Clipperton:
Uma lindíssima e delicada anênoma-do-mar
Foto: ©SMARTEX Project, NERC
Uma esponja-de-vidro
Foto: ©SMARTEX Project, NERC
Pepino-do-mar transparente apelidado de “unicumber”
Foto: ©#NHMDeepSea Group, Natural History Museum, UK
——————————————————-
Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Se você quiser se inscrever para receber nossas notícias, acesse esse link, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Brasil anuncia posicionamento contra a mineração em águas profundas
Austrália triplica área de parque nacional marinho, onde pesca e mineração serão totalmente proibidas
Novo ecossistema é descoberto escondido em fendas vulcânicas no fundo do mar
A 5 mil m de profundidade, na zona abissal do Pacífico, pesquisadores descobrem dezenas de curiosas novas espécies
Foto de abertura: ©SMARTEX Project, NERC