A votação popular dos finalistas das 15 categorias do concurso Building of The Year 2023 (Construções do Ano) terminou e, hoje, 23/2, o ArchDaily, maior portal de arquitetura do mundo, anunciou os vencedores. Entre eles, pra alegria do artista e líder comunitário Kdu dos Anjos, do coletivo Levante e de todos os brasileiros que torciam por eles, está a Casa no Pomar do Cafezal, construída no Aglomerado da Serra, a maior favela mineira, localizada em Belo Horizonte.
“Ganhamos! A minha casa é a número 1 do mundo!”, declarou em suas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter). E acrescentou: “Juro que tô em prantos, não sei nem o que falar, por enquanto fica aqui meu “só força!”!!! Esse prêmio é pra todas as periferias do mundo! Amanhã tem festa na favela!!!”.
O projeto diferenciado (como contei aqui) é assinado pelo coletivo Levante – formado por arquitetos, designers, paisagistas e engenheiros voluntários – e competiu com 1.622 casas de diversos lugares do mundo, entre elas 161 brasileiras, algumas bastante luxuosas.
E, agora, “o barraco do Kdu“ – chamado por ele carinhosamente de “meu barraco” -, é merecidamente a Casa do Ano do maior prêmio de arquitetura do mundo (conheça os demais ganhadores aqui). Sem dúvida, um marco no cenário das construções e também para a valorização da periferia, em qualquer lugar do planeta.
Da quebrada para o mundo
A seguir, veja como é bacana a casa do Kdu, a partir dos registros de Leonardo Finotti, que foi quem a tornou mundialmente famosa. Especializado em arquitetura, o fotógrafo ficou encantado com a morada do músico, quando a visitou. A fotografou, em detalhes, e enviou as imagens para sites da área, entre eles o ArchDaily.
Os leitores do site amaram o projeto e o “colocaram” rapidamente em duas listas:
– das dez casas mais curtidas do portal nas redes sociais e
– dos 50 projetos arquitetônicos mais interessantes do Brasil.
Daí não teve jeito! Ela foi parar no concurso do Archdaily: da ‘quebrada’ para o mundo!
Foto (destaque): Leonardo Finotti/divulgação