Em 24 de novembro de 2012, o pesquisador Alexandre Araújo Costa, doutor em Ciências Atmosféricas e professor titular da Universidade Estadual do Ceará, lançou o blog O que você faria se soubesse o que eu sei? com a intenção de “informar e debater a questão climática e suas implicações” com entendidos e leigos.
[Aqui, vale abrir um parêntese para explicar a origem do nome do blog. Costa se inspirou em uma frase dita por James (Jim) Hansen, ex-pesquisador sênior da Nasa – talvez o mais conhecido climatologista do mundo – quando foi preso, pela primeira vez, durante protesto contra a mineração de carvão em frente à Casa Branca, em Washington. Na segunda, ele protestou contra a construção de um oleoduto e já tinha trocado a Nasa pela Universidade de Columbia].
Com o blog, a intenção do cientista é alertar os brasileiros sobre as mudanças climáticas e temas relacionados, incluindo os impactos socioambientais dessas mudanças, a partir de evidências de que a temperatura média do planeta está realmente aumentando e provocando alterações no clima em diversos locais do planeta.
Afinal, quanto mais conhecimento a respeito do assunto, mais chances teremos de cobrar atitudes dos governantes. E também de nos unir aos ativistas que lutam incansavelmente contra o desenvolvimento que promove e se alimenta de emissões de gases de efeito estufa.
Muito além do blog
Rapidamente, ele ficou conhecido entre integrantes da academia cientifica, estudantes, jornalistas, curiosos e leigos. E se arriscou – e se deu muito bem – no YouTube, onde criou um canal e passou a produzir vídeos organizados em séries, com a direção de Gisela Moureau.
Este ano, lançou a 3a. temporada da série As Mentiras que os Negacionistas Contam, em parceria com o Fakebook.Eco, plataforma lançada em junho de 2020 para combater mitos, mal-entendidos e mentiras sobre meio ambiente.
Sua ideia é rebater a mania que todos que negam a ciência – e, neste caso, o aquecimento global – têm de dizer que os cientistas exageram em suas revelações e previsões.
Chega de mitos!
“Tá, o aquecimento global existe, mas não é tudo isso que dizem”, “Esses caras exageram muito, é tudo um bando de alarmista”, “O aquecimento existe, mas é só um efeito local”, “Os modelos climáticos prevêem mais aquecimento do que aquele que de fato ocorre”…
Estas foram algumas das falas destacadas pelo professor para este episódio: “Comumente, quando o repertório dos negacionistas se esgota, eles tiram da manga a carta do “exagero” e passam a dizer que existe “exagero”, “alarmismo” e “catastrofismo” por parte da Ciência do Clima.
E ele finaliza assim: “Será que isso tem algum fundo de verdade? Será que o problema, como diz o ‘genial’ ocupante do Itamaraty, é o ‘termostato no asfalto’?”.
(lembre-se que Ernesto Araújo, ao qual Costa se referia, não ocupa mais o cargo de ministro das Relações Exteriores: se demitiu esta semana).
O episódio que aqui destaco é o terceiro da nova temporada e derruba 4 Mitos sobre “Exageros” de Cientistas. Mas aconselho você a navegar pelo seu perfil do You Tube e mergulhar em todos.
Foto (destaque): reprodução do vídeo