
Um incêndio de grandes proporções atingiu na quinta-feira (24/10) a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal, na Serra do Amolar, no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Há cerca de duas semanas, o fogo vem se espalhando por toda a região e a chuva recente foi insuficiente para extinguir os focos ainda existentes.
Os ventos de 20 km/h e a temperatura superior a 40°C fizeram com que as chamas avançassem para a reserva, formando uma linha de fogo com extensão de 11 km. Por causa das condições extremas, os profissionais da Brigada Alto Pantanal, do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) precisaram pedir reforços e foram enviados mais 38 brigadistas do Prevfogo/Ibama e duas aeronaves.
Essa mesma região da Serra do Amolar já havia sido atingida pelos incêndios que queimaram quase 30% da vegetação do Pantanal, em 2020, e mataram 17 milhões de animais. Desde então, ações de recuperação estavam sendo desenvolvidas, como o plantio de mais de 25 mil mudas de espécies nativas.

Foto: Instituto Homem Pantaneiro
“Diante desta tragédia, não vamos nos abater. Nosso trabalho incansável de monitoramento e combate continuará com ainda mais força”, declarou a equipe do Instituto Homem Pantaneiro, que acrescentou ainda que está atuando em conjunto com o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap/MS), na busca por animais feridos pelo fogo.
A RPPN Acurizal fica no entorno do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e faz parte de um complexo de áreas protegidas declaras pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Natural Mundial e Zona Núcleo da Reserva da Biosfera.
Além de espécies da flora e fauna que só existem no Pantanal, a Serra do Amolar é lar de algumas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra.

Foto: Instituto Homem Pantaneiro
O Instituto Homem Pantaneiro é uma organização não-governamental que atua em diversas frontes no Pantanal. Este ano, o Coronel Ângelo Rabello, diretor do IHP, foi eleito um dos cinco brasileiros que estão entre os 50 nomes selecionados por “suas contribuições especiais para a exploração, a conservação e a ciência” pelo The Explorers Club 50 (EC50), dos Estados Unidos (leia reportagem completa neste link).
Se você quiser contribuir para esse importante trabalho do IHP no Pantanal, faça sua doação aqui.
—————————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Filhotes de tuiuiús são salvos de incêndio no Pantanal
Refúgio ecológico Caiman reabre após incêndios no Pantanal e promove o turismo regenerativo
Miranda volta à natureza, após sobreviver aos incêndios do Pantanal
Seca e incêndios no Pantanal e Amazônia já são considerados recordes
Foto de abertura: Instituto Homem Pantaneiro