
O mistério começou nos primeiros dias de novembro. Quinze sapatos – não pares, mas pés diferentes, separados -, desapareceram de um jardim de infância na cidade de Koga, no Japão. Sem conseguir descobrir quem estava furtando os calçados, a escola pediu a ajuda da polícia, que decidiu instalar três câmeras de segurança no local.
Poucos dias depois, o caso foi solucionado. Imagens das câmeras revelaram que o ladrão tinha quatro patas, era pequeno e peludo: uma doninha! O animal marrom surge, de repente, por trás de uma parede e em poucos segundos vai até o local onde as crianças costumam deixar os sapatos que usam dentro da escola e leva embora na boca um deles (assista ao vídeo mais abaixo).
Acredita-se que o ladrão, em questão, seja uma doninha-siberiana (Mustela sibirica), um pequeno mamífero carnívoro da família dos mustelídeos, de hábitos noturnos. Não se tem ideia, entretanto, da razão pela qual ela estava furtando os sapatos. Uma das suspeitas é que o animal estaria levando para a sua toca para tornar mais quente para algum filhote. Contudo, é somente uma hipótese.
Assim como em casas japonesas, nas escolas do país também há a tradição de se retirar os calçados antes de entrar em qualquer ambiente. Por isso sempre há um local onde os estudantes deixam seus sapatos e os trocam pelo uwabaki – esse é o nome das sapatilhas usadas internamente.
Decidiu-se que o “criminoso”, que não foi preso, não responderá a nenhum inquérito. Mas por via das dúvidas, a escola decidiu colocar redes protegendo os sapatos das crianças para evitar futuros novos furtos.
Abaixo o vídeo com o flagrante do “crime”:
——————–
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Panda-esqueleto-do-mar: a mais nova, curiosa e diminuta espécie do Japão
Após quase 60 ataques a humanos, cidade no Japão caça macacos responsáveis por confrontos
Foto de abertura: Francisco Corado Rivera por Pixabay