
Além da técnica, o talento de um fotógrafo pode estar em olhar para um objeto de uma maneira inédita. Ou registar algo que parece comum, de um ângulo completamente diferente. Foi isso que conseguiu Andrés Luis Domínguez Blanco, um espanhol de 14 anos, ao fotografar um pássaro no tronco de um carvalho. Sua criatividade fez com que ele conquistasse o primeiro lugar na categoria para concorrentes entre 12 e 14 anos, do Bird Photographer of the Year, concurso internacional de fotografia, criado em 2016, idealizado pela Nature Photographers e pelo British Trust for Ornithology.
“Fotografei este pássaro em Grazalema, no sul da Espanha, usando uma lente grande angular. Um carvalho próximo a um rio fornece cobertura para espécies como pica-paus e trepadeiras-azul-eurasianas que descem para beber. Eu estava usando um controle remoto e tive que esperar. Como essas espécies gostam de escalar troncos, pensei em como seria sua visão e perspectiva”, contou Andrés sobre o flagrante.
Nesta edição, o Bird Photographer of the Year recebeu mais de 23 mil inscrições de fotógrafos. O objetivo da competição é celebrar a diversidade e a beleza do universo das aves, mas também chamar a atenção sobre as ameaças que esses animais enfrentam.
E é justamente esse o tema da foto escolhida como a grande vencedora pelo júri do concurso. Batizada de “When Worlds Collide”, ou “Quando Mundos Colidem”, na tradução para o português, ela mostra a imagem impressionante de 4 mil pássaros mortos, vítimas de colisões contra janelas em Toronto, no Canadá. A autora da foto é Patricia Homonylo.
“A cada ano, mais de um bilhão de pássaros morrem somente na América do Norte devido a colisões com janelas”, diz Patricia. “Sou um fotojornalista de conservação e tenho trabalhado com o Fatal Light Awareness Program, onde salvamos sobreviventes de colisões com janelas em Toronto. Infelizmente, a maioria dos pássaros que encontramos já está morta. Eles são coletados e, no final do ano, criamos esta exibição impactante para homenagear as vidas perdidas e aumentar a conscientização pública.”

Foto: Patricia Homonylo
Para um pássaro, uma superfície reflexiva como o vidro de uma janela pode parecer uma continuação da paisagem que está atrás dele. Consequentemente, ele podem voar direto para ela a toda velocidade.
Além do prêmio principal, a fotógrafa canadense também tirou o primeiro lugar na categoria Conservação, com a mesma imagem.
Confira os vencedores das demais categorias aqui.
—————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Lights Out Philly: campanha pede que moradores e empresas da Filadélfia desliguem as luzes de noite para evitar colisão de aves
Cerca de mil pássaros morrem num único dia em colisão contra prédio nos Estados Unidos
Colisão de aves nas janelas? Nunca mais!
Foto de abertura: Andrés Luis Domínguez Blanco/Bird Photographer of the Year