PUBLICIDADE

Anielle Franco é eleita pela revista ‘Time’ como uma das 100 pessoas mais influentes da nova geração

Ontem (2), foi publicada uma das aguardadas listas anuais da revista norte-americana Time – TIME100 NEXT 2024 – que destaca personalidades da nova geração que, devido à sua trajetória brilhante, influenciam o futuro global

E, entre os escolhidos, na categoria Líderes, está uma brasileira (a única representante do país): Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial.

“É uma honra estar ao lado de tantas pessoas que lutam por um mundo mais justo e igualitário”, declarou à EBC. “Este reconhecimento é, na verdade, um reflexo do trabalho coletivo por uma sociedade onde a igualdade racial e a justiça social sejam realidade. Dedico a todas as mulheres negras e às periferias do Brasil, que são a verdadeira fonte da minha força e resistência”. 

Ela foi retratada por Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas – que já foi homenageada pela
Time em 2022 – com quem dividiu a cerimônia de posse no governo Lula, em 11 de janeiro de 2023.

PUBLICIDADE
Sonia Guajajara e Anielle Franco, ministras dos Povos Indígenas e
da Igualdade Racial, logo após a posse no Palacio do Planalto
Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Para muitos no Brasil, incluindo eu, Anielle Franco é um farol de esperança e resiliência. Das ruas vibrantes da favela da Maré no Rio de Janeiro, que moldaram seu ativismo, aos corredores do poder executivo em Brasília, sua jornada é de força inabalável”, declara Sonia no início da apresentação de Anielle no site da Time.

“Após o assassinato público de partir o coração de sua irmã Marielle Franco, uma líder política em ascensão, Anielle transformou a dor em ação. Hoje, como Ministra da Igualdade Racial do Brasil, ela defende comunidades marginalizadas, sua paixão enraizada em suas próprias experiências como uma mulher negra que viu e sentiu o racismo. Por meio de seu trabalho com o Instituto Marielle Franco, ela eleva as vozes dos oprimidos e é uma defensora feroz da educação e dos direitos humanos. A história de Anielle é de triunfo sobre a adversidade. Ela personifica coragem e dedicação, é uma amiga leal e uma líder que está guiando o Brasil para o século XXI”, completa a ministra.

Esta não é a primeira vez que Anielle ganha destaque nas listas da revista Time. Em 2023, ela foi eleita uma das doze Mulheres do Ano, que lutam por um mundo mais igualitário (contamos aqui).

De acordo com a publicação, as mulheres escolhidas “estão usando suas vozes para lutar por um mundo mais justo, onde todos, independente de gênero, tenham direitos iguais”.

Outros brasileiros reconhecidos pela ‘Time’ 

No ano passado, o Brasil foi representado por um jovem ativista – também negro e carioca – entre Líderes da Nova Geração: o jornalista René Silva, 30 anos, que criou o projeto Voz da Comunidade aos 11 anos (perfil na Time e notícia que publicamos aqui).  

Foto: arquivo pessoal

Também em 2023,  a liderança indígena Txai Suruí e as parlamentares Duda Salabert e Erika Hilton foram escolhidas entre os jovens mais influentes (TIME100 NEXT).

Fotos: Gabriel Uchida (Txai) e divulgação/TIME

No mesmo ano, a ministra Marina Silva foi homenageada na nova lista da publicação – 100 lideranças climáticas de destaque no mundo (TIME100 CLIMATE ou TIMECO2) – junto com o fotógrafo Sebastião Salgado, que dirige o Instituto Terra junto com Lélia Salgado, sua companheira, e o geólogo Marcelo Oliveira, responsável pela criação do cimento com carbono negativo na empresaBrimstone

Este ano, Marina foi lembrada pela revista novamente, ficando entre as 100 pessoas mais influentes.

Foto: reprodução Facebook Marina Silva

Na edição de estreia do TIME100 NEXT, em 2019, estava a brasileira Tabata Amaral (categoria Líderes), hoje deputada federal. E, em 2021, os escolhidos foram a cantora Anitta (Artistas) e, o então líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, atual deputado federal
(Líderes). Tábata e Boulos são candidatos à prefeitura de São Paulo na eleição deste ano. 

Em 2022, mesmo ano em que Sonia Guajajara figurou na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, pesquisador Tulio de Oliveira também foi homenageado pela revista.

A líder indígena Sonia Guajajara e o pesquisador Tulio de Oliveira
Foto: APIB/Divulgação (Sonia) e Rogan Ward/Nature (Tulio)

_______

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com informações do Ministério de Igualdade Racial e TIME

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE