
Antes de começar a contar a história de Merlin, o pato, e Gigi, a ovelha, é preciso falar sobre o lugar onde eles vivem. Os dois são moradores do Goats of Anarchy, um santuário de cabras e bodes, com necessidades especiais, no estado de New Jersey, nos Estados Unidos.
Leanne Lauricella é a proprietária do local. Ela largou uma vida agitada, como organizadora de eventos corporativos em Nova York, após se apaixonar por esses animais. Começou com dois filhotes (cabritos), depois subiu para cinco e hoje já cuida de mais de 130 bodes e cabras.
E o tratamento com aqueles com problemas aconteceu por acaso. Logo após criar um perfil no Instagram, que já conta com mais de 600 mil seguidores, Leanne recebeu o pedido para cuidar de dois bodes, que estavam muito doentes.

Basil e Bettie, filhotes com problemas nas patas
Com a ajuda de doações, hoje ela tem em seu santuário animais que nascerem com deficiências, cegos, sem membros ou com doenças crônicas ou genéticas. E como tem o coração grande demais, trata ainda de alguns cavalos, galinhas, gatos e outros animais.

Cerca de 25 animais do santuário usam próteses
Gigi e Merlin fazem parte dessa “Arca de Noé” do bem. O pato tem um problema na pata e por isso, não consegue andar. A cabra, de 7 meses, parece ter ficado sensibilizada com o sofrimento da ave, e pode ser encontrada sempre a seu lado.
“Tentamos de tudo com Merlin: prótese, cadeira de rodas e tala, mas nenhuma dessas opções funcionou para ele”, contou Leanne em entrevista à revista People. “Ele não consegue andar, mas adora passear na piscina. Você pode encontrá-lo jogando água, relaxando em sua cadeira especial ou tomando sol na grama com os amigos”.

A relação entre animais de diferentes espécies é muito rara
Desde setembro, Gigi e Merlin são vistos diariamente juntos. Deitados, recebendo o carinho um do outro.
“É como se ela estivesse tentando confortá-lo. No começo, ele parecia um pouco irritado, mas agora ele se aconchega. Eles criaram laços de amizade e é diferente de tudo que vimos na fazenda”.

Hora de chamego
Leia também:
História inusitada de ovelha desaparecida por sete anos inspira campanha de ajuda a combate de coronavírus entre refugiados
Duas águias macho e uma fêmea formam família e cuidam juntas de seus filhotes
Fotos: reprodução Goats of Anarchy
Pessoas como Leanne me comovem. Não parecem reais ou mesmo apenas humanas, essas criaturas extraordinárias que se doam sem reservas aos animais, especialmente os rejeitados que a maioria não deseja adotar nem acolher. São corações como o de Leanne que nos ensinam o mais puro, verdadeiro e incondicional amor, esse sentimento nem sempre voltado para a felicidade e o bem dos que sofrem, a fim de que não sofram tanto. Obrigada, Leanne por ter nascido para ser o melhor de nós que um dia poderemos ser. Seu maior tesouro é você.