PUBLICIDADE

A oceanógrafa brasileira Camila Reveles vence prêmio internacional de inovação com startup de agricultura salina

Camila Reveles, oceanógrafa brasileira, vence prêmio internacional de inovação com startup de agricultura salina

Foi durante o mestrado em biotecnologia marinha que a oceanógrafa Camila Reveles descobriu a salicórnia, também conhecida como aspargo marinho ou ‘sal verde’, uma planta halófita – ou seja, que precisa da água do mar para crescer e se desenvolver, o que lhe confere um “sabor incrivelmente salgado”, sem os danos do sal comum -, muito apreciada na alta gastronomia.

Camila Reveles, oceanógrafa brasileira, vence prêmio internacional de inovação com startup de agricultura salina
Foto: Reprodução/Instagram Salty

A descoberta veio de encontro ao desejo de otimizar as salinas herdadas da família, na Praia Seca, na região dos Lagos, em Araruama, no estado do Rio de Janeiro, e culminou com a criação da startup Salty Agricultura Marinha, em novembro de 2020, com a qual começou a produzir aspargo marinho ou salicórnia in natura (contei sua história, aqui no Conexão Planeta, em outubro).

“Agregar valor à história local, ajudar na conservação da biodiversidade e, ao mesmo tempo, mostrar que temos alternativas sustentáveis de produção de alimentos, sem nenhuma gota de água doce, me enche de orgulho!”, celebra a jovem. Afinal, sua empresa cultiva plantas comestíveis somente com água salgada!”. Isso mesmo, a salicórnia é uma PANC!

Camila Reveles, oceanógrafa brasileira, vence prêmio internacional de inovação com startup de agricultura salina
A salicórnia in natura a Salty, nas embalagens / Foto: Reprodução/Instagram

Agora, um ano depois, Camila tem mais uma conquista a celebrar: a Salty Agricultura Salina é a grande vencedora (1º lugar) do concurso global Top Ten Innovators 2022, na categoria Sustentabilidade Ambiental, ligado ao programa Shell LiveWIRE, que destaca empreendedores considerados de excelência em impacto e inovação no mundo.

PUBLICIDADE

No Instagram, Camila agradeceu “a todos que apoiaram, que ajudaram a divulgar e que votaram na gente! E a todos que fazem parte da história da Salty, seja consumindo, servindo aos clientes ou acompanhando o nosso trabalho”. E completou: “Ainda estou em choque e completamente emocionada aqui com esse reconhecimento!”.

O concurso teve 195 inscrições de 17 países e a Salty ficou entre os 21 finalistas. Os vencedores foram escolhidos por um júri especialista e também pela votação popular.

Em 15 de novembro, durante cerimônia realizada no México e transmitida ao vivo, foram anunciados os vencedores, que, além do prêmio em dinheiro, receberão mentoria durante um ano. 

E não foi só a Salty que destacou o Brasil nessa premiação: o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) – que apoiou a Salty – foi agraciado como Parceiro Implementador.

A seguir, assista ao momento emocionante em que Camila foi anunciada a vencedora do prêmio, no post que ela e a Salty compartilharam no Instagram:

Foto: Reprodução/Instagram Salty

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor