O flagra de uma tartaruga verde no Recife Ningaloo, na Austrália Ocidental, rendeu o grande prêmio do concurso Fotógrafo do Oceano do Ano de 2021 (Ocean Photographer Of The Year), um dos mais prestigiados do mundo, a Aimee Jan.
“Eu estava mergulhando com snorkel quando um dos meus colegas me disse que havia uma tartaruga debaixo de uma saliência, um cardume de peixes vidro, a cerca de 10 metros de profundidade. Quando mergulhei para olhar, os peixes se separaram e ficaram ao redor da tartaruga. E disse à ela: ‘Acho que acabei de tirar a melhor foto da minha vida”. Ela tinha razão.
O prêmio é uma iniciativa da Oceanographic Magazine que celebra o trabalho de talentosos fotógrafos se dedicam aos oceanos e à vida selvagem ao redor do mundo, proporcionando sempre um grande desafio para os jurados.
As imagens inscritas e vencedoras são uma celebração da vida marinha, mas também denunciam as ameaças diárias a que estão submetidos todos os oceanos, em qualquer canto do planeta. Nem sempre a interação do ser humano esse bioma é positiva.
Você verá, entre as belas imagens selecionadas, os rastros do ser humano em linhas de pesca, anzóis e máscaras de proteção contra covid-19, por exemplo.
De alguma maneira, este prêmio se soma aos esforços da Década do Oceano – na verdade, Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável -, campanha instituída pela ONU, de 2021 a 2030, para que todos os países-membro se comprometam a ampliar a consciência sobre a urgência de proteger o bioma marinho contra a poluição, a sobrepesca, o excesso de embarcações e todo tipo de impacto.
Além do prêmio principal, as imagens premiadas estão classificadas em oito categorias, incluindo o prêmio Female Fifty Fathoms, que homenageia as mulheres dedicadas à fotografia oceânica, lançado este ano.
Renee Capozzola, fotógrafa e professora de biologia de Los Angeles, ganhou o novo prêmio com o registro de um tubarão de ponta preta ao pôr do sol em Moorea, na Polinésia Francesa.
O segundo lugar foi conquistado por Henley Spires, com o flagra do momento em que gansos mergulham em altíssima velocidade para capturar peixes, na costa das Ilhas Shetland, na Escócia.
Matty Smith ficou com o terceiro lugar com o registro de um filhote de tartaruga-de-pente, com apenas 3,5 cm de comprimento e alguns minutos de idade, dando seu primeiro mergulho na Ilha de Lissenung, em Papua-Nova Guiné.