A fotografia acima parece até uma pintura. Uma árvore gigantesca, com seus longos troncos verdes, que cresce sobre uma lâmina de água. Todavia, não há folhas nela. O simbolismo não poderia ser maior, já que a imagem, feita com drone pelo fotógrafo Md Shafiul Islam, revela os efeitos da seca e da interferência humana no fluxo do rio Teesta, que atravessa a Índia e Bangladesh e se funde com o rio Brahmaputra.
Ela é um dos destaques do Standard Chartered Weather Photographer of the Year, concurso internacional de fotografia climática e meteorológica, promovido pela Sociedade Real de Meteorologia do Reino Unido, e que acaba de anunciar os vencedores de sua edição 2024.
O prêmio principal foi para Wang Xin, que fez esse impressionante registro abaixo, em Xangai, na China. Ele conseguiu flagrar um tipo de descarga elétrica que ocorre no alto da atmosfera. O fotógrafo esperou várias horas para capturar a imagem. Esses fenômenos duram apenas alguns milissegundos, então ele precisou usar uma exposição de quatro segundos para obter essa foto.
Este ano, pela primeira, a competição incluiu uma nova categoria, a Climate Award. E o ganhador dela foi um brasileiro, Gerson Turelly, com essa cena impactante das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, em maio deste ano, que mostra um homem, num caiaque, em meio à rua completamente inundada de Porto Alegre.
O flagrante também conquistou o primeiro lugar entre o público, na votação popular online. “É uma grande honra e uma grande felicidade ser o primeiro ganhador do Standard Chartered Climate Award – e ganhar o voto do público também. E poder representar o Brasil com uma fotografia que retrata um pouco de um momento muito crítico na história recente da minha cidade é algo muito especial e importante, para mim e para a minha cidade”, disse Gerson.
Os vencedores foram escolhidos por um painel internacional de jurados, especialistas em meteorologia, fotografia, ciência climática e jornalismo.
“As imagens vencedoras da competição deste ano contam uma história poderosa sobre o nosso planeta e a força extraordinária dos eventos climáticos extremos. Isso é particularmente verdadeiro para o vencedor do nosso primeiro Prêmio Climático, Gerson Turelly, com uma imagem da devastadora enchente em Porto Alegre, no Brasil”, diz Marisa Drew, diretora de sustentabilidade do Standard Chartered.
Este ano o concurso teve um aumento no número de inscritos, que reflete a maior conscientização sobre o impacto das mudanças climáticas no planeta.
—————————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: Md Shafiul Islam/ Standard Chartered Weather Photographer of the Year