PUBLICIDADE

Cerrado aparece entre 25 melhores destinos do mundo para se viajar em 2025, segundo lista da National Geographic

Cerrado aparece entre 25 melhores destinos do mundo para se viajar em 2025, segundo lista da National Geographic

O Cerrado ocupa quase 25% do território brasileiro e é o segundo maior bioma do país. Também chamado de “berço das águas”, nele estão localizados a bacia hidrográfica do rio São Francisco e três aquíferos – Guarani, Bambuí e Urucaia. Essa imensa savana é considerada a mais biodiversa do mundo, pois concentra 5% das espécies do planeta: são mais de 1.200 de peixes, 850 de aves, 330 de répteis e anfíbios, 200 de mamíferos e quase 12 mil de plantas. Muitas delas são endêmicas, ou seja, só existem ali e em nenhum outro lugar do planeta.

Apesar disso, quando se fala em turismo, outros biomas do Brasil são mais famosos e procurados. Talvez por falta de conhecimento sobre sua riqueza natural e espetacular. Mas o Cerrado acaba de ser listado entre os 25 melhores destinos globais para se conhecer em 2025, segundo uma lista divulgada pela renomada publicação National Geographic.

“Best of the World 2025” foi elaborada pela equipe de especialistas em viagens e editores internacionais da National Geographic. “O Cerrado é um lugar muito subestimado, mas incrível, e está desaparecendo diante dos nossos olhos como resultado da agricultura industrial e da pecuária em larga escala”, diz Katie Orlinsky, fotógrafa da revista (em 2023, o Cerrado teve uma alta de 43% no desmatamento).

No curto texto em que cada destino é apresentado, os autores destacaram, no Cerrado, a Pousada Trijunção, localizada bem no coração do bioma, na divisa dos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. É citada ainda a parceria com organização não-governamental Onçafari, com projetos de ecoturismo, pesquisa e conservação na região, como, por exemplo, o de monitoramento do lobo-guará, e também, de grandes felinos (leia mais aqui).

PUBLICIDADE

“Gosto de pensar na Best of the World como um convite anual da National Geographic para que nossos leitores explorem a incrível diversidade de lugares e experiências ao redor do mundo”, destaca Nathan Lump, editor-chefe da publicação. “Este ano, em um momento de incerteza e desafios difíceis, isso parece mais importante do que nunca. Minha esperança é que nossa lista de 2025 seja um lembrete de que ainda há muito o que nos animar e que, por meio das viagens, podemos nos conectar com alegria e esperança.”

Os melhores destinos da National Geographic para 2025

Haida Gwaii, Colúmbia Britânica (Canadá)
Boise, Idaho (EUA)
Ocala National Forest, Flórida (EUA)
Los Angeles, Califórnia (EUA)
Barbados
Cerrado (Brasil)
Antigua (Guatemala)
Guadalajara (México)
Cork (Irlanda)
Arquipélago de Estocolmo (Suécia)
Outer Hebrides (Escócia)
Groenlândia
Brasov (Romênia)
Monastérios Cenobitic (Itália)
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Tunísia
Kwazulu-Natal (África do Sul)
Senegal
Vale do Suru (Índia)
Raja Ampat (Indonésia)
Bangkok (Tailândia)
Kanazawa (Japão)
Eastern and Oriental Express (Malásia)
Northland (Nova Zelândia)
Murray River (Austrália)

————————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Registro inédito mostra onça-pintada usando toca de tatu-canastra para fugir do calor no Cerrado
Será que, em breve, o Cerrado terá raras oncinhas pretas, filhotes do Guirigó, correndo pelo bioma?
“O Cerrado não pode ser uma zona de sacrifício para a proteção da Amazônia”, alertam cientistas, que destacam ameaças e perdas do agronegócio
Cerrado enfrenta pior seca dos últimos 700 anos

Foto de abertura: Tui De Roy, Minden Pictures / divulgação National Geographic

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor