PUBLICIDADE

Paul Watson, incansável protetor da vida nos oceanos, é homenageado com prêmio internacional de conservação 

Paul Watson, incansável protetor da vida nos oceanos, é homenageado com prêmio internacional de conservação 

Incansável protetor da vida nos oceanos, Paul Watson está preso desde 21 de julho em Nuuk, na Groenlândia, aguardando a decisão do Supremo Tribunal da Dinamarca (que detém soberania sobre a ilha) sobre sua extradição para o Japão (contamos aqui).

Ele foi detido numa emboscada – parou em Nuuk para abastecer o navio de sua fundação (Captain Paul Watson Foundation), quando ia ao encalço do maior baleeiro do mundo, o Kangei Maru, construído pelos japoneses e lançado ao mar em junho -, devido a um mandado de captura da Interpol emitido a pedido do Japão em 2012. “Meu crime foi salvar vidas!”, declarou Watson em 2/10, quando o juiz anunciou que ele permaneceria preso por mais 21 dias.

Agora, a dedicação e a bravura que imprimiu em cinco décadas de ativismo rendem o reconhecimento da The Perfect World Foundation como uma das principais vozes da conservação marinha: o ‘The Perfect World Award 2025’.

Anualmente, a fundação reconhece uma pessoa que “contribuiu para esforços significativos de conservação ao aumentar a conscientização e o conhecimento globais sobre a importância de proteger a vida selvagem, o meio ambiente e a biodiversidade do nosso planeta”.

PUBLICIDADE

Watson tomou conhecimento do prêmio pelo amigo e apoiador John Paul DeJoria (empresário, bilionário e filantropo) e, por meio de uma carta escrita à mão, aceitou a homenagem e expressou profunda gratidão:

Paul Watson, incansável protetor da vida nos oceanos, é homenageado com prêmio internacional de conservação 
Reprodução do site da fundação Paul Watson

“É uma grande honra receber o prêmio da Perfect World Foundation. Ser incluído como ganhador deste prêmio junto com meus heróis incríveis como Dian FosseyDra. Jane GoodallDra. Sylvia Earle e Dr. Richard Leakey é a notícia mais maravilhosa que eu poderia esperar ouvir enquanto estou em uma cela de prisão na Groenlândia como punição por defender e salvar baleias das operações comerciais ilegais de caça à baleia da frota baleeira japonesa no Santuário de Baleias do Oceano Antártico”.

A lista de celebridades da conservação é grande. Watson será o 12º ganhador do prêmio que, além dos nomes citados por ele, também homenageou Sir David Attenborough e HSH Príncipe Albert II de Mônaco.

Ragnhild Jacobsson, cofundador e CEO da Perfect World Foundation, elogiou seu compromisso inabalável com a vida: “O Capitão Paul Watson dedicou sua vida à proteção da vida selvagem marinha. Seu ativismo destemido inspirou milhões e causou um impacto real na proteção de nossos oceanos. Estamos honrados em entregar-lhe este prêmio”.

No próximo dia 23, o juiz de Nuuk deve anunciar a decisão da Dinamarca sobre o futuro do conservacionista. Caso o conservacionista não possa comparecer à cerimônia de entrega do prêmio (que ainda não foi marcada), John Paul DeJoria o representará.

O filantropo, amigo e patrocinador Paul DeJoria e Paul Watson
Foto: Captain Paul Watson Foundation

“Vivemos em um mundo de ilusão. Vemos algo que achamos que é real: às vezes é, às vezes não é. O que é real e verdadeiro é que nós, as pessoas deste planeta, podemos ajudar a proteger aqueles que salvam a vida selvagem da nossa Terra, de todas as maneiras”, declarou De Joria. 

“Paul Watson ser preso por tentar impedir que baleeiros japoneses matassem ilegalmente muitas baleias é uma tragédia que nós, as pessoas do planeta, devemos tentar reverter de todas as maneiras que pudermos. Me juntei a milhões de conservacionistas, organizações de vida selvagem e muitas pessoas comuns para dizer ‘Libertem Paul Watson!’. Paul é um herói! Ele arriscou sua vida para salvar os oceanos da destruição e da extinção causadas pelo ser humano. Ele merece o maior prêmio de conservação, o Perfect World Award. Parabéns, Paul! Estou representando milhões de pessoas ao aceitar este prêmio em nome de Paul, e estou deixando-o saber que o apoiamos e sempre o faremos”, finalizou.

E, pela mesma organização, Watson ainda será nomeado com o título de O Conservacionista do Ano 2025 “devido às suas contribuições extraordinárias ao movimento de conservação global”.

Por fim, veja quem já recebeu o The Perfect World Award, desde que foi lançado em 2014: Ellie Goulding (2024), Kristin Davis (2023), HSH Príncipe Albert II de Mônaco (2022), Dian Fossey (2021), Wangari Maathai (2020), Greta Thunberg (2019), Sir David Attenborough (2018), Sylvia Earle (2017), Richard Leakey (2016), Jane Goodall (2015) e Mark Shand (2014).

__________

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Foto (destaque): Captain Paul Watson Foundation/divulgação 

Comentários
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pinho
Pinho
7 meses atrás

Dualidade uns são premiados pela defesa de algo outros são condenados pelo mesmo motivo.dualidade

Notícias Relacionadas
Sobre o autor