PUBLICIDADE

Macaé Evaristo, deputada estadual e educadora mineira, será ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo, deputada estadual e educadora mineira, será ministra dos Direitos Humanos

“Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho!”.

Assim o presidente Lula anunciou, hoje (9), nas redes sociais, sua escolha para substituir Silvio Almeida à frente desse ministério. 

Macaé esteve no Palácio do Planalto pela manhã – quando foi feito o convite e ela aceitou – e a nomeação deve ser publicada ainda hoje, em edição extra, no Diário Oficial da União.

Também nas redes sociais, Macaé contou que aceitou o convite do presidente “com muita honra”. E completou: “Nosso país tem grandes desafios e esse é um chamado de muita responsabilidade. Temos muito trabalho pela frente e sigo esperançosa, com o compromisso de uma vida na luta por direitos”.

PUBLICIDADE

Silvio Almeida foi exonerado pelo presidente na última sexta-feira (6) devido a denúncias de importunação sexual contra a ministra Anielle Franco e, também, de assédio sexual e moral por algumas de suas funcionárias. O ex-ministro nega as acusações.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania está interinamente sob a responsabilidade de Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. 

Quem é Macaé Evaristo

Eleita deputada estadual em Minas Gerais, em 2022, com mais de 50 mil votos, a parlamentar tem 58 anos e é graduada em Serviço Social, mestre em Educação e doutoranda na mesma área pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Macaé foi a primeira mulher negra a ocupar cargos de secretária municipal (BH) e na estadual de Educação (MG).

Segundo a Agência Gov, ela foi professora da rede de ensino fundamental (a partir dos 19 anos) e desenvolveu projetos pedagógicos em conjunto com comunidades do entorno das escolas em que trabalhou, integrando aprendizado em salas de aulas com a realidade objetiva dos estudantes, suas famílias e o território.

Em 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), no governo Dilma Rousseff. E, de 2015 a 2018, foi secretária de Educação de Minas Gerais.

De 2004 a 2012, atuou como gerente de Coordenação da Política Pedagógica, secretária adjunta e secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte. E, de 1997 a 2003, foi professora do Curso de Magistério Intercultural Indígena e coordenou o Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais.

Ao longo de sua carreira profissional e política, coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas e da Escola Integral em Minas Gerais, da Escola Integrada em BH e das cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, e para negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC.

Macaé também integrou o grupo de trabalho em Educação da Equipe de Transição do futuro Governo Lula. É prima da escritora Conceição Evaristo, imortal da Academia Mineira de Letras desde março deste ano. 
_______

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Com informações da Agência Brasil e da Agência Gov

Foto (destaque): Ricardo Stuckert

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE