PUBLICIDADE

Flagrante impressionante de ataque de onça a jacaré no Pantanal é destaque no mais famoso concurso de fotografia de vida selvagem

Flagrante impressionante de ataque de onça a jacaré no Pantanal é destaque no mais famoso concurso de fotografia de vida selvagem

Parece até que a onça está olhando diretamente para as lentes da câmera do fotógrafo. Com suas garras poderosas ela segura o corpo do jacaré, imóvel, e com a força descomunal de sua mandíbula ela dá o bote final no pescoço de sua presa. O flagrante sensacional foi feito pelo britânico Ian Ford aqui no Brasil, mais especificamente, no Pantanal, o lugar no planeta que concentra a maior população desses felinos.

A foto impressionante, que em março deste ano esteve entre as vencedoras do Sony World Photography Awards, acaba de aparecer também na lista das “Highly Commended” da edição deste ano do Wildlife Photographer of the Year, o mais famoso concurso de fotografia de vida selvagem do mundo, promovido há 60 anos pelo Museu de História Natural de Londres.

“Uma chamada pelo rádio nos alertou que uma onça-pintada havia sido avistada rondando as margens de um tributário do rio São Lourenço. Ajoelhado no barco, eu fiquei perfeitamente posicionado quando o a onça deu a mordida esmagadora no crânio no jacaré desavisado”, relembra Ford.

A divulgação dessa imagem memorável acontece no mesmo momento em que o Pantanal sofre novamente com terríveis incêndios e mais uma vez, as onças-pintadas estão entre os milhares de animais vítimas do fogo.

PUBLICIDADE

Há poucas semanas, uma delas, conhecida pelo nome de Gaia, não conseguiu escapar das chamas e foi encontrada carbonizada. Ela era uma das onças monitoradas, desde seu nascimento, pela equipe de biólogos da associação Onçafari, que trabalha pela preservação dessa espécie, o maior felino das Américas.

Desde então, outras onças já foram resgatadas, com queimaduras graves nas patas, e agora passam por tratamento para que, se tudo der certo, possam se recuperar e ser devolvidas à vida selvagem.

A onça-pintada (Panthera onca) é um dos maiores símbolos da diversidade da fauna do Pantanal brasileiro, a maior planície alagável de água doce da Terra. Por ironia do destino e culpa do ser humano, esse título parece não caber mais no bioma que enfrenta uma das piores secas de sua história. E se nada for feito para impedir que tragédias ambientais como essas se tornem cada vez mais frequentes, fotos como a feita por Ian Ford se tornarão cada vez mais raras.

————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Momento mágico entre uma peixe-boi e seu filhote está entre destaques do Wildlife Photographer of the Year 2024

Tecnologia de ponta e dedicação integral: a luta para salvar onças vítimas do fogo no Pantanal
Itapira, onça que teve patas queimadas em incêndio, já está de pé e mostrando excelente recuperação
Malala, filha de onça morta por incêndio no Pantanal, é avistada bem e saudável

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE