Se ainda existe alguém que não acredita que os animais sentem tristeza e dor como os seres humanos, vai mudar de ideia assim que assistir ao vídeo registrado, na semana passada, por uma equipe de resgate da associação Koala Rescue, em Adelaide Hills, a leste da cidade de Adelaide, no estado da Austrália do Sul, na Austrália. Um coala vai partir seu coração.
A instituição foi acionada por moradoras do bairro que encontraram dois coalas ao lado de uma árvore – um deles inerte e outro, sentado, como se o amparasse -, que pareciam em perigo.
Somente quando chegaram perto os brigadistas perceberam que se tratava de um macho (de porte maior e focinho mais largo) e uma fêmea. Mas havia algo de muito mais especial naquela cena, como se um animal lamentasse a perda do outro.
Ele tinha o semblante triste e dividia o olhar entre a companheira e o alto, um olhar perdido para o céu, do mesmo jeito que a maioria de nós faz em situação de desamparo (foto acima). E ainda pousava a cabeça no corpo da coala, como se a abraçasse (foto abaixo).
Os especialistas em comportamento animal da associação contaram que coalas são animais muito solitários e, por isso, é muito raro vê-los manifestar luto. Por isso, a reação do coala à morte da companheira chamou ainda mais a atenção, “confirmando, por outro lado, a natureza empática e carinhosa dos coalas”, acrescentou a Koala Rescue em seu YouTube.
“É sempre devastador participar de um resgate que envolva um coala morto, mas este foi um dos mais dolorosos para a corporação: testemunhar o macho segurando e abraçando a fêmea, chorando por sua morte”, acrescentaram.
Os dois foram removidos do local e o macho encaminhado para o centro de reabilitação para ser analisado por um veterinário. Como os resultados dos exames indicaram que ele estava saudável, mais tarde foi libertado no mesmo local.
Por fim, a associação destacou a importância do comportamento de preservação das moradoras – mãe e filha -, que, assim que identificaram que havia algo errado com os coalas, chamaram os socorristas.
“Elas estão acostumadas com a presença deles saindo e entrando de sua propriedade. Sem cidadãos preocupados como elas, a Koala Rescue não seria capaz de funcionar. Seremos eternamente gratos pela gentileza e pelo esforço que dedicaram no cuidado dos coalas até nossa chegada”.
A seguir, assista ao vídeo, mas prepare o lenço porque é de cortar o coração.
____________
Leia também:
– Coalas podem ser extintos até 2050 e para que isso não ocorra cientistas sugerem congelamento de espermas em biobancos
– Com ajuda de um coala de pelúcia, cuidadores conseguem pesar e descobrir o sexo do primeiro filhote nascido na Europa
Fontes: Koala Rescue, O Público, Daily Mail