PUBLICIDADE

Canção de amor do gibão Skywalker leva cientistas à maior população da espécie

Canção de amor do gibão Skywalker leva cientistas à maior população da espécie

Em 2017, como escrevi nesta outra reportagem, cientistas chineses descreveram uma nova espécie de primata, o gibão hoolock Skywalker (Hoolock tianxing), que vive no alto das copas das árvores de florestas das montanhas de Gaoligong, no sudoeste da China.

Todavia, com a boa notícia sobre a descoberta, veio uma má. O gibão, com nome que homenageia o jedi mais famoso da saga Star Wars, estava ameaçada de extinção. Estimativas apontavam que existiam apenas 200 deles na natureza.

Quatro anos depois, entretanto, uma característica singular do comportamento da espécie levou cientistas a confirmar sua presença nas florestas de Myanmar.

Esse primata é monogâmico, ou seja, só tem um parceiro durante toda vida. E toda manhã, o macho e a fêmea acordam e cantam um para o outro. Foi através dessa canção de amor que pesquisadores conseguiram identificar 44 novos grupos de gibão Skywalker, a maior população da espécie em vida selvagem.

PUBLICIDADE

Já havia uma suspeita anterior, que eles existiriam além da China. Mas conflitos civis em Myanmar e a pandemia de Covid fizeram que com expedições na região fossem canceladas. Todavia, parceiros e organizações locais começaram a fazer o monitoramento acústico dos casais.

Além disso, também foram coletados pedaços de plantas mastigadas por esses animais e exames em laboratório, com análise de DNA, confirmaram que a mordida era do Hoolock tianxing.

“Biólogos não acreditavam que os gibões Skywalker pudessem viver nas pequenas áreas restantes no sul do estado de Shan antes de iniciarmos este projeto”, disse Pyae Phyo Aung, diretor executivo da Nature Conservation Society Myanmar. “Conseguimos isso num curto período de tempo, construindo a confiança da comunidade para futuras ações de conservação. Esta área é uma floresta degradada. É realmente importante que Myanmar e China considerem alargar as abordagens de conservação do gibão Skywalker a esta nova área geográfica”.

Canção de amor do gibão Skywalker leva cientistas à maior população da espécie

Um casal no meio da floresta: toda manhã eles cantam um para o outro
(Foto: Peng-Fei Fan)

Primata pertencente à família Hylobatidae, o gibão é considerado um dos melhores acrobatas da natureza. Ele consegue saltar distâncias de até 15 metros e atinge uma velocidade impressionante de 55 km/h.

Entre as características físicas mais marcantes do gibão está a dos braços serem mais compridos do que as pernas. No caso do Skywalker, ele apresenta sobrancelhas mais finas, barba preta ou marrom em vez de branca e anéis faciais brancos incompletos nas fêmeas.

Canção de amor do gibão Skywalker leva cientistas à maior população da espécie

Um gibão adulto, o macho tem o pelo escuro
(Foto: Peng-Fei Fan)

*Com informações e entrevistas contidas no texto divulgado pela Universidade da Califórnia, Davis

Leia também:
Dois anos depois é descoberto mistério de fêmea de gibão que teve um filhote mesmo vivendo sozinha…

Foto de abertura: Peng-Fei Fan

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

PUBLICIDADE

Mais lidas

  • PUBLICIDADE