Desde seu lançamento em 1973, o telefone celular revolucionou a linguagem digital. De simples aparelho móvel de ligações telefônicas, ele se transformou desde o computador portátil mais usado pela humanidade até um novo e indispensável equipamento de fotografia. Lançado em 2007, o iPhone Photography Awards foi um concurso criado para mostrar o que pessoas talentosas podem registrar com essa tecnologia incrível.
Em sua 16a edição, a competição internacional acaba de divulgar os vencedores de 2023. Os três primeiros colocados nas 14 categorias são fotógrafos de diversos países, entre eles, Suécia, Austrália, China e Brasil.
Quem conquistou o prêmio principal foi o fotógrafo mexicano Ivan Silva, com a imagem de um menino, de braços abertos, sobre um caminhão, vestindo uma camisa de futebol com o número 10 estampado e o nome do jogador argentino Lionel Messi. O título da foto é “Herói”.
Já Thea Mihu é a “Fotógrafa do Ano”, com essa lindíssima imagem, feita no Vietnã, que capturou o trabalho artesanal da produção de molho de soja.
O brasileiro premiado é Adriano Mendes de Carvalho, com “Senhor do Vento, flagrante realizado em Buenos Aires, que tirou o 3o lugar na categoria “Pessoas”.
Mas como você deve imaginar, nós aqui no Conexão Planeta adoramos mesmo fotografias de meio ambiente, por isso destacamos, mais abaixo, alguns destaques do concurso nas categorias “Animais”, “Paisagens” e “Natureza”.
A deslumbrante imagem que aparece em destaque neste texto, bem no topo, é de Scott Galloway, de Ohio, nos Estados Unidos. Batizada de “Roda Maravilha”, ela foi a 1a colocada em “Natureza”.
“Uma vez em rosa”, por Skye Snyder
1º lugar na categoria Animais
“Os Pássaros”, por George Allen
2º lugar na categoria Animais
“De cima para baixo”, por Scott Galloway
3º lugar na categoria Animais
“Madrugada na fazenda”, por Ton Ensing
1º lugar na categoria Paisagem
Fotos: divulgação iPhone Photography Awards