Ontem, à noite, projeções chamaram a atenção na Praça dos Três Poderes e nas paredes da Biblioteca Nacional, em Brasília: elas anunciavam a Greve Global pelo Clima, que acontece hoje, 24/9, em várias partes do mundo e no Brasil.
A greve foi iniciada em 2018 pela então adolescente Greta Thunberg, que protestou sozinha, com um cartaz, em frente ao parlamento sueco contra a inação do governo, dos políticos e da sociedade, e se transformou numa das mais aguerridas ativistas pelo clima do planeta.
A ação noturna foi resultado de uma parceria do movimento Fridays for Future Brasil e da organização Greenpeace Brasil com o Projetemos, que projetou cinco frases contundentes – ‘A crise climática já é realidade’, ‘Avisem o agro: desmatamento seca’, ‘Descolonize o sistema‘, Bolsonaro Criminoso Climático’ e ‘Amazônia ou Bolsonaro’ – além da chamada para participação na greve.
As duas últimas frases foram vistas em Nova York, esta semana, projetadas em telões instalados num caminhão, que passeou pelas ruas da cidade em protesto contra a participação de Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU, como contamos aqui.
O objetivo das projeções na capital federal foi ajudar a ecoar a mensagem que os jovens querem deixar registrada na história da humanidade neste dia 24 de setembro:
“A crise climática é uma realidade e precisamos de todos os esforços para frea-la. Chega de negacionismo e de falsas soluções!”.
As seguintes cidades brasileiras confirmaram participação: São Paulo, Diadema, Mogi das Cruzes, Mauá e Atibaia (SP), Rio de Janeiro, Petrópolis e Teresópolis (RJ), Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Brasília (DF), Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Mossoró (RN), Belém, Pacajá e Altamira (PA) e São Sepê (RS).
Olha só, a atriz e diretora Leandra Leal apoia este movimento lindo (abaixo). Depois dela, veja mais imagens das projeções de ontem. Acompanhe novas adesões e notícias da Greve pelo Clima no Instagram do Fridays for Future Brasil.
Fotos: Barbara Cruz e Leo Otero / Greenpeace