O volume de chuva dos últimos dias na Austrália era o esperado para o ano inteiro em algumas regiões do país. O resultado disso é uma nova tragédia histórica, assim como os incêndios devastadores ocorridos entre o final de 2019 e o começo do ano passado. Já são cerca de 40 mil pessoas desabrigadas, que foram obrigadas a abandonar suas casas e há registro de duas vítimas fatais, encontradas dentro de veículos tomados pela água.
Novamente, New South Wales, a Nova Gales do Sul, é a área mais afetada, assim como Queensland, que são as regiões mais populosas da Austrália. Casas foram completamente cobertas pela água e animais selvagens tentavam fugir das enchentes.
“O que ainda temos que estar cientes é o fato de que milhares e milhares de pessoas ainda estão em alerta de evacuação, que os rios continuarão a transbordar, que as bacias continuarão a experimentar fluxos de água não vistos em 50 anos e em alguns lugares 100 anos “, disse Gladys Berejiklian, premier de New South Walles, a repórteres em Sydney, relatou a agência de notícias Reuters.
Australiana abandona sua casa com filhos pequenos para fugir da água
A Austrália tem sido castigada por eventos climáticos extremos, um dos efeitos da alteração da temperatura da superfície da Terra. “Um dos maiores desastres ambientais da história moderna”. É assim que cientistas de diversas universidades da Austrália consideram o que aconteceu durante os incêndios florestais, que devastaram o país no ano passado.
Um estudo encomedado pelo WWF-Austrália apontou que o fogo queimou 12,6 milhões de hectares de florestas e matas e quase 3 bilhões de animais foram afetados pela tragédia.
Estrada totalmente tomada pela água com transbordamento dos rios
Leia também:
25 milhões de árvores serão plantadas na Austrália para compensar destruição causada por incêndios
Parque na Austrália celebra nascimento de primeiro coala, meses após incêndios florestais matarem cerca de 10 mil indivíduos da espécie
Coalas resgatados dos incêndios florestais da Austrália são devolvidos à natureza
Incêndios da Austrália destruíram 20% das florestas do país
Fotos: reprodução Facebook The Flooding in New South Wales, Australia