Parece mais uma pintura. Entretanto, é uma fotografia. E o russo Sergey Gorshkov levou quase um ano para conseguir esse registro raro e belíssimo de uma tigresa siberiana “abraçada” a uma árvore. Ele foi feito com câmeras que tinham sensor de movimento, colocadas em alguns pontos do Leopard National Park. O flagrante rendeu a ele o prêmio principal deste ano do Wildlife Photographer of the Year, uma espécie de Oscar da fotografia mundial.
A fotografia que recebeu o título de “Abraço” mostra o momento em que o animal, uma fêmea da espécie (Panthera tigris altaica) esfrega seu corpo contra um abeto, uma árvore centenária, na Manchúria, para deixar seu cheiro e marcar seu território.
O tigre siberiano, também conhecido como Amur, é uma subespécie encontrada em regiões do extremo oriente russo, nordeste da China e Coreia do Norte.
Devido à caça – tigres eram mortos para a retirada de seus ossos e pele -, a população desse animal chegou a ter apenas entre 20 e 30 indivíduos na natureza. Graças a esforços de conservação, hoje estima-se que sejam cerca de 550.
Sergey Gorshkov, que no passado foi adepto da caça, mudou seu olhar sobre os animais depois de uma viagem para a África. O fotógrafo é o fundador do Russian Union of Wildlife Photographers.
Há 56 anos, o Wildlife Photographer of the Year, promovido pelo Museu de História Natural de Londres, escolhe as melhores imagens de vida selvagem e fotojornalismo registradas por profissionais do mundo inteiro.
Além de promover e valorizar o trabalho de fotógrafos internacionais, o objetivo da competição é também aumentar a conscientação sobre a importância da preservação e conservação da fauna e da flora do planeta.
Este ano, o concurso recebeu quase 50 mil inscrições. A cerimônia com a divulgação dos vencedores foi realizada virtualmente por causa da pandemia do novo coronavírus.
Demais vencedores do Wildlife Photographer of the Year 2020
Categoria Retrato Animal
Mogens Trolle, Dinamarca
Categoria Comportamento Anfíbios e Répteis
Jaime Culebras, Espanha
Categoria Comportamento Mamíferos
Shanyuan Li, China
Categoria Jovem Fotógrafo do Ano (11 a 14 anos)
Sam Sloss, Itália/Estados Unidos
Categoria Comportamento Aves
Jose Luis Ruiz Jiménez, Espanha
Categoria Comportamento Invertebrados –
Frank Deschandol, França
Categoria Jovem Fotógrafo do Ano (15 a 17 anos) –
Liina Heikkinen, Finlândia
Categoria Debaixo D’Água
Songda Cai, China
Categoria História de Fotojornalismo
Paul Hilton, Reino Unido/Austrália
Categoria Portfólio
Ripan Biswas, Índia
Leia também:
Wildlife Photographer of the Year divulga destaques da edição 2020, entre eles, flagrante dos incêndios na Amazônia
Esforços de proteção: tigre siberiano que viveu em cativeiro volta à floresta e agora dá à luz a dois filhotes
Número de tigres no planeta aumenta pela primeira vez depois de 100 anos
Fotos: divulgação Wildlife Photographer of the Year