Lançado em 2016, o projeto Parisculteurs tinha como objetivo criar 100 hectares de novas áreas verdes em Paris até 2020, incluindo 30 hectares de agricultura urbana. Para isso, a prefeitura disponibilizou 47 locais para que jardineiros, paisagistas, agricultores, arquitetos e empresários colocassem a “mão na terra”.
Uma dos projetos mais ambiciosos e aguardados é uma imensa fazenda urbana, com impressionantes 14 mil m2, que está sendo montada sobre o telhado de um dos pavilhões do Paris Expo Porte de Versaille. Já considerada como a maior do mundo por seus idealizadores, a fazenda será inaugurada em abril.
Para tornar o projeto em realidade, duas empresas juntaram forças, Agripolis e Cultures en Ville, especializadas em agricultura urbana. O objetivo é que fazenda urbana torne-se um modelo, em escala global, para a produção sustentável de alimentos.
Cultivo será orgânico e com técnica de aeroponia
A expectativa é que, quando aberta na primavera, mais de vinte agricultores trabalhem na fazenda, produzindo, diariamente, milhares de frutas, ervas e legumes, a partir de cerca de trinta espécies diferentes. O empreendimento oferecerá ainda outros serviços em torno da agricultura urbana: aluguel de hortas para residentes locais, visitas educacionais e até oficinas de formação de equipes para empresas.
A técnica de cultivo que será empregada é a aeroponia: as plantas são dispostas verticalmente, acima do solo, em colunas de culturas e nutridas por irrigação de água e nutrientes biológicos. Não serão utilizados pesticidas ou herbicidas, mas na França, a regulamentação e rotulação de alimentos orgânicos impõe associação à terra/solo.
A venda será feita diretamente, entre produtores e visitantes da fazenda, e a intenção é que os moradores do sul de Paris e os municípios vizinhos sejam beneficiados com o projeto, comprando alimentos frescos, locais e com preços mais em conta.
Leia também:
Paris irá plantar florestas urbanas para combater calor
BeGreen: conceito de fazenda urbana ganha impulso em Belo Horizonte
Fazendas urbanas se espalham pelos telhados de Nova York e Chicago
NY vai investir US$106 milhões em telhados verdes e plantio de árvores para combater o calor
Arquitetos apostam em jardim vertical para reduzir barulho e poluição na construção civil