Em março deste ano, o Instituto Espaço Silvestre estava com tudo pronto para iniciar o processo de soltura de 33 papagaios-de-peito-roxo quando teve diversos equipamentos de segurança furtados. Contei sobre tudo o que aconteceu, em detalhes, aqui no Conexão Planeta.
O ato de vandalismo quase impediu que o trabalho fosse realizado, mas a equipe de biólogos e estagiários conseguiu manter a missão. Acionou uma “rede de proteção’ formada por politicais militares e ambientais, biólogos e a população local e conseguiu iniciar a soltura.
Agora, os papagaios curtem a natureza e estão se adaptando à nova vida na região com papagaios de outras solturas, como também contamos, aqui, no site.
Mas, para que o trabalho lindo do Instituto continue sendo feito, é preciso repor os equipamentos roubados, que são caríssimos. Pouco antes do roubo, eles foram doados pelo Parque das Aves e pelo ornitólogo Adrian Rupp, guia de observação de aves que atua na região.
Agora, Vanessa e sua equipe do Instituto optaram pelo sistema de crowdfunding (financiamento coletivo) para conseguir o montante necessário para comprar cadeados, câmeras, entre outros materiais imprescindíveis. A campanha está na plataforma Benfeitoria e é “tudo ou nada“, ou seja: se não alcançar o valor solicitado – R$ 5.500 -, o instituto não ficará com o valor arrecadado, que será devolvido aos participantes.
Até agora, 23h29 do dia 24 de abril, a campanha atingiu 45% desse valor e faltam 23 dias. Caso a campanha ultrapasse o pedido do Instituto, “o excedente será aplicado na compra de rádio-comunicadores para melhorar a segurança da equipe, dos voluntários e dos animais em campo”, como explica a bióloga Vanessa Kanaan, diretora técnica do instituto e membro da Comissão de Especialistas em Conservação de Translocação da IUCN.
Abaixo, está o vídeo gravado por Vanessa, que explica o trabalho desenvolvido pelo Instituto Espaço Silvestre e o crowdfunding. Para contribuir, clique aqui.
Fotos: Vanessa Kanaan/Instituto Espaço Silvestre
Gostei muito, parabéns 😍