Você sabia que é possível conhecer mais da história e dos pontos turísticos da maior capital do país, com guia, e de graça? Eu também não! Mas desde 2013, a iniciativa Bike Tour SP oferece passeios gratuitos de bicicletas para quem quer visitar São Paulo pedalando.
Daniel Moral, um dos fundadores do projeto, conta como tudo começou. “Eu e meu irmão André resolvemos unir bike, cultura e solidariedade criando um projeto que apresenta a cidade por meio da bicicleta”, explica. E lembra com carinho da data quando a empreitada se iniciou. “Era dia 17 de maio. Compramos cinco bicicletas e demos o ponta pé inicial!”.
O passeio da Bike Tour SP é formado sempre por grupos de até 10 pessoas, que pedalam acompanhados por dois monitores e com equipamento de áudio acoplado no capacete, que informa dados e curiosidades dos pontos culturais visitados, em português e inglês. “A ideia do audiotour veio dos museus europeus, onde o André conheceu a tecnologia para conhecer os locais”, revela Daniel.
Para participar da pedalada turística, o ciclista precisa apenas levar dois quilos de alimentos. Para financiar a iniciativa, os irmãos contam com o apoio de patrocinadores.
Passeio na Avenida Paulista
Ao longo destes quatro anos, o projeto cresceu. Atualmente já são 100 bicicletas e frequentemente, são lançados novos tipos de passeios, que incluem, por exemplo, triciclos de família e hand bikes, para cadeirantes.
Outro passeio muito bacana é o trenzinho, o qual tem diversas bicicletas acopladas, e desta maneira, idosos, cegos ou pessoas com mobilidade reduzida podem participar do programa pela cidade.
“Desde 2013 atendemos mais de 10 mil pessoas e arrecadamos 20 toneladas de alimentos”, comemora Daniel. As doações são entregues a duas instituições de caridade da capital.
E quem são os participantes do Bike Tour SP?, pergunto. Moradores de São Paulo ou turistas? “95% deles são paulistanos”, revela. “Por meio da bicicleta é possível conhecer detalhes da cidade que até então passam despercebidos no dia a dia. Em cada esquina existe algo a ser apreciado. A sensação de liberdade e o vento no rosto completam a experiência, que além disso, oferece saúde e contribui com o meio ambiente”.
Fantástico! Uma ótima sugestão de programa para este final de ano e as férias que começam em janeiro com a criançada.
Os passeios são realizados sempre aos sábados e domingos e no roteiro, além da Avenida Paulista, tem as rotas do Centro Velho e Centro Novo, Parque do Ibirapuera, Faria Lima e Vila Madalena. Para participar, basta fazer a inscrição na página do Bike Tour SP.
Turismo, cultura e solidariedade
Leia também:
Vá de bike! App mapeia ciclovias e indica onde alugar bicicletas em SP
Pedestres e ciclistas paulistas ganham aplicativo “SP Sem Carro”
Fotos: divulgação