Finalmente. Já era mais do que hora. Assim como em outras metrópoles do mundo, os paulistanos estão sendo incentivados, cada vez mais, a andar a pé ou de bike e deixar seus carros em casa.
Para ajudá-los nesta mudança de comportamento, foi lançado hoje (28/10) o aplicativo SP Sem Carro, resultado da parceria entre o Instituto de Engenharia e o projeto Como Viver em São Paulo.
Desenvolvido inicialmente para rodar na plataforma de celular IOS (em breve estará disponível também para Android), o aplicativo traça as melhores rotas para pedestres, ciclistas e usuários do transporte público. O app pode ser baixado gratuitamente na App Store. Com a ferramenta, o usuário é localizado através de sua geolocalização e desta maneira, consegue comparar gastos e tempo de deslocamento de cada opção de modal, e as possibilidades de integração entre os diferentes meios de transporte público.
A ideia do aplicativo nasceu da experiência pessoal do jornalista Leão Serva, que em 2012, se cansou do trânsito caótico da capital paulista e decidiu deixar de lado o carro. Idealizador do projeto São Paulo Sem Carro, Serva é co-autor do livro que leva o mesmo nome e já está na terceira edição.
Para criar o app, foram ouvidas sugestões, dúvidas e dicas de colaboradores. Gradualmente, os paulistanos se dão conta que outros modais são mais rápidos e democráticos do que o carro. Em setembro, quando foi realizado o Desafio Intermodal 2015 na cidade, a bicicleta acabou em 1º lugar e o carro ficou entre os últimos colocados (leia mais neste outro post).
Uma pesquisa realizada este ano pelo Ibope revelou que a porcentagem de motoristas que usam o carro todos os dias na capital caiu de 56%, em 2014, para 45%, em 2015.
Os criadores do novo app convidam agora os usuários a enviar comentários e sugestões para a melhoria do sistema, que deve receber atualizações nos próximos meses.
O aplicativo SP Sem Carro vem para ser mais uma ferramenta para melhorar a mobilidade urbana e incentivar a população nesta transição para transformar a capital em uma cidade para pessoas.
Leia também:
Cidades em escala humana: uma ópera e um filme didáticos
Oslo vai banir carros do centro da cidade
Cidade Gentil: campanha valoriza as boas ações
Enrique Peñalosa: as calçadas são para brincar, conversar, namorar …
Imagem: divulgação SP Sem Carro