Apenas um dia da semana sem comer carne. Será muito sacrifício? Não, né? Esta é a proposta da campanha Segunda Sem Carne, lançada pelo ex-beatle Paul McCartney, em 2009.
A ideia é que as pessoas deixem de consumir frango, peixe, queijo ou ovo (ou seja, proteínas de origem animal) na segunda-feira. “Designar um dia da semana no qual se deixa de ingerir carne é uma mudança significativa que todos podem adotar e que vai ao cerne de várias questões importantes, políticas, ambientais e éticas, todas ao mesmo tempo”, disse o cantor na época. “Com esta mudança de hábito, fazemos uma contribuição significativa para um mundo mais limpo, sustentável e saudável”.
Vegetariano, Paul McCartney é um ativista ambiental, defensor da agricultura orgânica. Graças à sua campanha, milhões de crianças em escolas do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Finlândia, Bélgica, África do Sul e – Brasil – não comem carne nas segundas-feiras. Em São Paulo, a Segunda Sem Carne faz parte da merenda escolar das Secretarias Estadual e Municipal de Educação, contemplando 3 milhões de alunos.
Nas novas apresentações no Brasil, o músico britânico convidou a equipe da Sociedade Vegetariana Brasileira para estar presente em todos os shows da turnê “One On One“. “Na turnê anterior tivemos a honra de ser recebidos pessoalmente por ele no camarim. Quando nos viu, gritou ‘Meat Free Monday!’ sorrindo, e na conversa elogiou as conquistas da Segunda Sem Carne no Brasil”, conta Mônica Buava, coordenadora da entidade.
E aí, que tal tentar? No site do Segunda Sem Carne, você encontra uma série de receitas para te dar um empurrãozinho. Confira todas aqui!
Leia também:
Hambúrguer gostoso, feito com plantas? Sim, ele já existe!
Será que a carne de hamburguer que você está comendo tem antibiótico?
China lança campanha para reduzir em 50% consumo de carne vermelha
Carnes processadas em excesso podem causar câncer, alerta OMS
Foto: divulgação Segunda Sem Carne