PUBLICIDADE

Zoológico de Adelaide dá boas-vindas a novo filhote de quokka, o mais simpático dos marsupiais australianos

Zoológico de Adelaide dá boas-vindas a um novo filhote de quokka, o mais simpático dos marsupiais australianos

Há muito mais do que coalas, cangurus e diabos-da-tasmânia na imensa lista de animais nativos da Austrália. Um exemplo? O pequeno quokka, também conhecido como wallaby de rabo curto (Setonix brachyurus). Este pequeno marsupial tem o tamanho de um gato doméstico, com cerca de 50 cm de comprimento e pesando entre 2,5 e 5 kg. Há poucos dias, o zoológico de Adelaide, anunciou que um pequeno filhotinho “deu as caras” pela primeira vez! Foi possível ver pela primeira vez seu rosto saindo da bolsa da mãe, Yiray, de 5 anos.

Os quokkas ficam protegidos na bolsa da fêmea durante uns seis meses após o nascimento, e só depois desde tempo é que começam a dar os primeiros passeios sozinhos, reconhecendo o território à sua volta.

“Estávamos esperando ansiosamente para ver o filhote sair para dizer olá e finalmente aconteceu no início desta semana, então foi tudo muito emocionante. Yiray já teve um filhote antes que não sobreviveu, então foi incrível vê-la se saindo muito bem como mãe desta vez”, disse Michelle Birkett, cuidadora responsável.

Os quokkas são uma das menores espécies de wallaby do mundo. Mamífero que faz parte do gênero Macropus e da família Macropodidae, apesar de pertencer à mesma família dos cangurus, o wallaby é pequeno demais para ser considerado um deles.

PUBLICIDADE

Apesar de no passado serem vistos em abundância na Austrália, hoje sua população está restrita à Ilha de Rottnest, na costa oeste da Austrália. Por isso a espécie é considerada ameaçada de extinção pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Entre seus principais predadores estão gatos domésticos e raposas.

Herbívoros, os quokkas gostam de gramíneas e folhas novas e jovens. Esses pequenos marsupiais são capazes de se adaptar a uma variedade de ambientes e podem sobreviver em áreas praticamente desprovidas de água doce cavando poços e se alimentando de plantas suculentas.

São bem acostumados com os seres humanos. Com sua carinha simpática, sempre ganha a atenção das câmeras de turistas, que muitas vezes conseguem até fazer selfies com esses bichinhos. Por volta de 2015, virou moda para quem visitava o país fazer uma #QuokkaSelfie. Uma das mais famosas foi a com o tenista Roger Federer, que teve milhões curtidas.

*Com textos e informações do Adelaide Zoo e da Nature Conservancy Australia

Foto: Adelaide Zoo e reprodução Instagram Roger Federer

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor