PUBLICIDADE

Vencedores do World Nature Photography revelam sinfonia deslumbrante de cores e texturas na natureza

Vencedores do World Nature Photographer of the Year revelam sinfonia deslumbrante de cores e texturas na natureza

A perfeição é absoluta: as cores, as texturas e o formato do corpo desses pequenos insetos são simplesmente deslumbrantes. E só conseguimos ver cada detalhe graças ao uso de uma lente macro, que os ampliam para nossos olhos. A fotografia primorosa, vencedora da categoria Retrato Animal, do World Nature Photography Awards, foi feita por Khaichuin Sim, da Malásia.

Criado em 2020, o concurso internacional de fotografias de natureza, acaba de divulgar os ganhadores de 2025. “Embora saibamos que os desafios em torno das mudanças climáticas são enormes, coisas incríveis podem ser alcançadas se todos nos unirmos. Essa é a filosofia por trás do World Nature Photography Awards. Acreditamos que todos nós podemos fazer pequenos esforços para moldar o futuro do nosso planeta de uma forma positiva e a fotografia pode percorrer um longo caminho para influenciar as pessoas a ver o mundo de uma perspectiva diferente e mudar seus próprios hábitos para o bem do planeta”, dizem os organizadores da competição.

Nesta edição, a fotógrafa eslovena Maruša Puhek foi quem conquistou o prêmio principal, com um projeto no qual ela se propôs a tirar uma foto todos os dias, durante mais de um ano. A imagem que os jurados do concurso consideram a grande vencedora foi esta abaixo, batizada de “Corrida”, em que dois veados aparecem em meio a vinhedo tomado pela neve.

Vencedores do World Nature Photographer of the Year revelam sinfonia deslumbrante de cores e texturas na natureza

“Era um dia de neve e eu só tinha uma lente grande angular comigo quando avistei dois veados correndo pelo vinhedo nevado. Tirei algumas fotos, frustrada por não ter uma lente teleobjetiva comigo. Só mais tarde, durante a edição, percebi o quão sortuda eu era; a cena não estava muito ampliada, permitindo que o ambiente nevado permanecesse uma parte essencial da composição”, contou Maruša.

PUBLICIDADE

Brasileiro entre premiados

Entre os vencedores deste ano também há um profissional brasileiro. Marcio Esteves Cabral foi indicado como Gold (Ouro) na categoria Plantas e Fungos. Ele capturou um campo repleto de Paepalanthus durante o amanhecer na Chapada dos Veadeiros. As flores, típicas do bioma, refletem os raios do sol.

“Capturei a harmonia entre o céu vívido e essas plantas únicas, iluminadas por trás. Essas flores raras fazem parte do bioma Cerrado, ameaçado pelo desmatamento”, descreveu o fotógrafo.

Vencedores do World Nature Photographer of the Year revelam sinfonia deslumbrante de cores e texturas na natureza

Confira abaixo alguma das outras fotografias premiadas este ano pelo World Nature Photographer of the Year:

Vencedores do World Nature Photographer of the Year revelam sinfonia deslumbrante de cores e texturas na natureza
Categoria Comportamento Anfíbios e Répteis
Prêmio Ouro
Foto: Georgina Steytler
Categoria Plantas e Fungos
Prêmio Bronze
Foto: Irina Petrova Adamatsky
Categoria Subaquática
Prêmio Ouro
Foto: Daniel Flormann
Categoria Retrato Animal
Prêmio Prata
Foto: Vince Burton

————————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Registro de momento único entre baleia mãe e filhote vence o Underwater Photographer of the Year 2025

Foto de abertura: Khaichuin Sim / divulgação World Nature Photographer of the Year

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor