
Existe um universo de seres no planeta que nossos olhos humanos não conseguem enxergar. Minúsculas criaturas e organismos que fazem parte do nosso dia-a-dia mas que simplesmente nos são invisíveis. E são eles o foco do concurso “Small World”, promovido pela marca Nikon. As imagens são obtidas através da microscopia de luz, ou seja, de equipamentos que não apenas permitem a visualização, mas também, o registro das mesmas.
Em sua 47a edição, a competição divulgou seus grandes vencedores há poucos dias. O 1o lugar foi para Jason Kirk, do Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, com essa imagem fantástica e coloridíssima abaixo, que capturou a imagem de 200 folhas sobrepostas de carvalho, ampliadas em 60 vezes com o uso de um microscópio próprio.

Além dos 20 primeiros colocados, o concurso também escolheu aquelas fotos que mereceram menções honrosas e de distinção. Como nós aqui no Conexão Planeta adoramos bichos, seja lá de que tamanho forem, destacamos alguns desses flagrantes impressionantes de insetos, afinal esses minúsculos seres são essenciais para a vida no planeta.
A imagem que abre este post, por exemplo, é de um mosquito que morreu há aproximadamente 40 milhões de anos e foi conservado numa resina fossilizada de uma árvore. Ela é de autoria de Levon Biss, do Reino Unido.
Abaixo, outros destaques que escolhemos para você:

Formiga vermelha da floresta (Formica rufa), por Fred Terveer

Besouro da semente da manga (Sternochetus mangiferae), por Antoine Franck

Mosca (Asilidae), por Marco Retana

Perna traseira, garra e traqueia respiratória de um piolho, por Frank Reiser

Uma espécie de mosca, Chironomidae diptera, por Erick Francisco Mesén
Leia também:
Quase 25% dos insetos do mundo desapareceram nos últimos 30 anos, revela novo estudo
Pesquisador batiza mosca furta-cor descoberta na Austrália em homenagem a drag queen RuPaul
A beleza das abelhas em 11 retratos incríveis
Maravilhas do pequeno mundo: fotografias premiadas no concurso Afnatura
Fotos: divulgação Nikon’s Small World