
O prestigiado concurso internacional de fotografia Sony World Photography Awards acaba de divulgar os 30 finalistas da edição 2025 e há três profissionais brasileiros na lista: André Tezza, Lalo de Almeida e Gui Christ. A competição é promovida pela World Photography Organisation e dividida em dez categorias.
Lalo está concorrendo na categoria Paisagem, com uma série de imagens retratando a devastação ocorrida no Brasil em 2024 devido à seca, desmatamento e incêndios. O celebrado fotógrafo e documentarista – já conquistou diversos prêmios no exterior, incluindo o World Press Photo, por inúmeras vezes, foi um dos contemplados, no ano passado, com uma bolsa da National Geographic Society, dos Estados Unidos, tornando-se membro de seu cobiçado grupo, o National Geographic Explorer (leia mais aqui).

Foto: Lalo de Almeida / 2025 Sony World Photography Awards
Já o fotógrafo, professor e mestre em filosofia, André Tezza foi indicado na categoria Arquitetura e Design. Durante quinze meses ele viajou pelo continente americano e nessas andanças ele passou por Belize. Lá ele fotografou as casas de San Ignacio, uma região muita afetada por furacões. “Muitas são construídas sobre palafitas, com varandas, por causa do calor, e têm cores, geralmente desbotadas devido às chuvas. Isso faz com que elas tenham uma identidade visual muito particular”, contou ele em seu perfil no Instagram, onde celebrou a indicação.

Foto: André Tezza / 2025 Sony World Photography Awards

Foto: André Tezza / 2025 Sony World Photography Awards
O terceiro brasileiro que figura entre os finalistas do Sony World Photography Awards é Gui Christ, com o projeto M’kumba, na categoria Retrato. O fotógrafo e artista visual já teve seus trabalhos publicados nas revistas Time , National Geographic, Billboard e nos jornais El Pais, Los Angeles Times, Washington Post, Al Jazeera, Der Spiegel, dentre outros.
Gui já recebeu a Bolsa RainForest Pulitzer Center de Jornalismo e também é um National Geographic Explorer. O projeto finalista agora tem como foco a resiliência das comunidades de terreiro “na superação das inúmeras formas de violência que enfrentam há séculos, por meio da vivência das mitologias afro-brasileiras”.
“As imagens foram produzidas em diferentes regiões do Brasil para destacar a riqueza e a pluralidade das tradições afro-brasileiras e sua importância na formação da identidade cultural nacional, apesar de todo o preconceito da sociedade local”, afirma ele.

Foto: Gui Christ / 2025 Sony World Photography Awards
Os dez vencedores serão anunciados em uma cerimônia, em Londres, em 16 de abril. O ganhador do prêmio principal, com o título de Fotógrafo do Ano, receberá U$ 25 mil, em dinheiro, assim como uma variedade de equipamentos de imagem digital da Sony.
O trabalho de todos os demais finalistas fará parte de uma exposição na Somerset House, na capital inglesa, que depois será levada para outros países.

Foto: Gui Christ / 2025 Sony World Photography Awards
———————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: Lalo de Almeida / 2025 Sony World Photography Awards