O Japão chamou a atenção do mundo em sua estreia na Copa do Mundo, no Catar, ontem, 23/11. No jogo contra a Alemanha, surpreendeu ao vencer um dos times favoritos nesta competição por 2 a 1. É a primeira vitória da história do país em Mundiais de Futebol.
Mas os japoneses encantaram o mundo não só devido a esse resultado surpreendente, como também pelo exemplo de civilidade de torcedores e torcedoras presentes ao Estádio Internacional Khalifa.
Logo após o jogo, eles/as permaneceram nas arquibancadas e ajudaram os funcionários da limpeza a recolher garrafas plásticas, copos, embalagens e, até, bandeiras deixados no chão das arquibancadas por outros torcedores.
Nas redes sociais, a FIFA celebrou não apenas o resultado da partida – que chamou de “incrível vitória” -, como também a atitude cidadã dos japoneses. “Não são apenas os três pontos que o Japão tem na bolsa”, declarou a entidade.
Uma surpresa para o mundo, sempre
Se engana quem pensa que eles fizeram isso por conta apenas da alegria com a vitória dos atletas de seu país. Esta não é a primeira vez que os japoneses viram notícia durante uma Copa do Mundo por serem educados. E, na verdade, também não foi a primeira vez que isso aconteceu no mundial no Catar.
Após a vitória do Equador sobre o time do país anfitrião, no jogo de abertura da Copa, no Estádio Al Bayt, eles foram filmados pelo influenciador árabe Omar Farooq, que ficou encantado ao presenciar sua atitude, revelando que já tinha ouvido falar, mas não acreditava que fosse verdade.
No vídeo gravado por ele – que você pode conferir no final deste post -, uma torcedora diz: “Japoneses nunca deixam lixo para trás”. Para eles, é um hábito limpar o próprio lixo. Não há outra possibilidade. Por isso, eles estão sempre preparados para esta missão, também em relação aos resíduos que seus vizinhos – de torcida, de cinema… -, em geral, “esquecem”.
Essa postura chamou a atenção no Brasil, em 2014, na Copa do Mundo do Brasil. Voltou ao noticiário e às redes sociais em 2018, no Mundial na Rússia, e, agora, volta a ser destaque no Catar.
Mas quando deixaremos de nos surpreender com a civilidade dos japoneses? Com um ato de respeito pela coletividade? Por que é tão difícil adotar o mesmo comportamento?
Fontes: G1, ESPN, Lance
Fotos: FIFA/divulgação
Japão. Educação milenar. Educação para dar exemplos ao mundo. Este é o meu grande desejo e sonho social. Trabalhar por uma Educação de exemplos para futuras gerações de meu país o Brasil.