Poucos lugares na Suíça ficam abertos o ano todo. Para se ter uma ideia, nem supermercados nem lojas funcionam aos domingos. Mas faça chuva ou faça sol, 365 dias por ano, a Jucker Farm está aberta. Localizada a aproximadamente 25 km de Zurique, esta fazenda é um modelo de negócio bem sucedido, que serve de exemplo para mostrar que as pessoas da cidade grande adoram visitar a “roça” e gastar dinheiro por lá.
Nos finais de semana, famílias inteiras lotam o lugar. As crianças descobrem a alegria de pular no monte de feno e poder alimentar as cabras. Ou então correm pelos três enormes labirintos feitos em meio à plantação de maçãs. Os pais podem assar na fogueira a massa de pão, produzida ali mesmo, caminhar em meio aos pés de cereja, amoras e abóboras ou simplesmente, fazer compras na loja que vende desde hortaliças até geléias, queijos e doces fresquinhos, fabricados na cozinha da Jucker Farm. Há ainda a opção de simplesmente sentar na grama e ficar olhando a linda vista do lago de Pfäffikon.
Alegria sem fim: a criançada se esbalda brincando com o feno
O negócio familiar surgiu na década de 90. Os Jucker sempre estiveram ligados à agricultura. E continuam até hoje. São um dos maiores produtores de maçã da região. São 97 hectares de área cultivada. De árvores frutíferas são 20 mil e de blueberrys, 9 mil (a frutinha pequena, que faz lembrar uma mini-uva, comum em países frios e que aparece na imagem que abre esta reportagem).
Foi em 1997 que os irmãos Martin e Beat assumiram as terras dos pais. Decidiram então investir no cultivo de abóboras e dois anos depois, numa exposição com elas. O sucesso foi gigantesco. Em dois meses, 320 mil pessoas visitaram a festa da abóbora (vale lembrar que a população total de Zurique beira os 700 mil habitantes).
Os Jucker viram que havia uma oportunidade enorme de trazer as pessoas da cidade para o campo. Atualmente trabalham no lugar 150 funcionários para realizar as atividades do dia a dia da fazenda e atender os visitantes. Não se paga nada para entrar na Jucker Farm. Pode-se passar o dia inteiro lá sem gastar um único franco suíço. Mas é difícil resistir a tantas tentações culinárias – tudo preparado de maneira caseira, com ingredientes saudáveis e tirados da horta.
Conheci a Jucker Farm pela primeira vez em 2010. Estive lá, novamente, há poucas semanas, e apesar do espírito permanecer o mesmo, dá para perceber que muito foi investido ali. Além do restaurante, atualmente hoje uma loja vende 1.200 produtos locais e de parceiros da região. O compromisso é com a sustentabilidade: encontrar fornecedores que estejam o mais próximo possível. Em alguns produtos, está destacado a exatos quantos quilômetros eles foram produzidos.
Frutas, verduras e legumes produzidos localmene ou vindos de fazendas próximas
Agora, na época da colheita da abóbora, os mais diferentes quitutes feitos com o fruto são comercializados: sopas, geléias, sementes com diferentes sabores (chocolate, pimenta), pães e até salaminho com abobóra. Variedade e criatividade é o que não falta para os Juckers. O mais bacana é que, em tudo, se sente o respeito à natureza.
Quase 20 anos depois da primeira festa da abóbora, ainda hoje, é a celebração dela que atrai multidões até Seegräben. Todos os anos, no mês de outubro, a fazenda é enfeitada com enormes esculturas feitas com abóboras. A cada ano é escolhido um tema. Em 2016, foi Roma. Estavam lá, uma biga com Júlio César, colunas romanas, uma catapulta e até a turma do Asterix.
As esculturas feitas com abóboras
A festa também tem concurso da maior abóbora da região e competição no rio onde abóboras gigantes são usadas como botes. E pela fazenda toda, centenas de espécies diferentes do fruto são expostos. Tem abóbora de todos os tamanhos, cores e formas, cada uma mais apropriada para um tipo de receita.
Martin e Beat Jucker souberam como poucos dar continuidade ao negócio da família, mantendo a paixão e o respeito pela terra, mas também, provando que é possível ganhar dinheiro convivendo de maneira harmônica e sustentável com a natureza.
Competição das abóboras gigantes
Milhares de pessoas visitam a fazenda durante o Festival da Abóbora, em outubro
De todos os tamanhos, formatos e cores: tem para doce, sopa, ensopado, geléia …
Fotos: divulgação Jucker Farm e arquivo pessoal
Parabéns Suzana, adoro tuas matérias e repasso para meus amigos no facebook!
Obrigada, Denise! Uma delícia saber que temos tanta gente curtindo nosso trabalho. É disso que precisamos para seguir em frente. Obrigada por compartilhar nossas matérias!
Beijo,
Suzana
Parabéns Susana Camarão pela divulgação de iniciativas pelo mundo!
Parabéns Susana Camarão pela divulgação de iniciativas pelo mundo!
Obrigada, Izabel!
Nosso objetivo é disseminar histórias que sirvam de modelo para qualquer lugar do mundo, inclusive o Brasil!
Abraço,
Suzana