Ele tem entre três e cinco meses e sua presença no meio da densa floresta do Parque Nacional de Ujung Kulon, na Ilha de Java, na Indonésia, está sendo muito celebrada! O filhote de rinoceronte-de-java foi flagrado por uma das armadilhas fotográficas instaladas no local, que monitoram a vida selvagem.
O jovem filhote, que ainda não se sabe o sexo, foi documentado caminhando ao lado da mãe. O parque é o último refúgio da espécie, a Rhinoceros sondaicus, a mais ameaçada entre todas as cinco existentes no mundo.
De acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o rinoceronte-de-java é classificado como ‘criticamente em perigo de extinção’, ou seja, um estágio antes de desaparecer completamente da natureza.
Estima-se que restem apenas cerca de 82 indivíduos em Ujung Kulon. O parque abriga a última esperança de salvar esses animais.
“Louvado seja Deus, esta é uma boa notícia e prova que os rinocerontes-de-java, que só existem em Ujung Kulon, podem se reproduzir adequadamente”, comemorou Satyawan Pudyatmoko, alto funcionário do Ministério do Meio Ambiente, em comunicado.
Assim como o Rhinoceros unicornis, que só possui um chifre, essa espécie se diferencia das demais porque possui algumas dobras na pele, que fazem lembrar uma armadura.
Existem cinco espécies de rinocerontes no mundo, três na Ásia e duas na África subsaariana: de java, de sumatra, indiano, negro e branco. Alguns deles ainda apresentam subespécies, dependendo da região onde são encontrados e algumas pequenas características.
Todas elas, em maior ou menor grau, sofrem ameaça, sobretudo, por caçadores atrás de seus chifres, comercializados por altos valores no mercado ilegal.
————————————-
Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
População global de rinocerontes tem aumento, para algumas espécies, o primeiro em uma década
Eram só cerca de 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo… E agora há mais um!
Chifres de rinocerontes diminuíram de tamanho no último século, provavelmente consequência da caça por humanos
Foto de abertura: divulgação Ministério do Meio Ambiente da Indonésia