PUBLICIDADE

Quase 50 pessoas ainda estão desaparecidas mais de uma semana após passagem de ciclone no Rio Grande do Sul

Quase 50 pessoas ainda estão desaparecidas mais de uma semana após passagem de ciclone no Rio Grande do Sul

*Por Pedro Peduzzi

Subiu para 47 o número de mortes em decorrência das tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul na semana passada. De acordo com balanço divulgado na manhã desta terça-feira (12/09) pela Defesa Civil do estado, há ainda 46 pessoas desaparecidas.

O último óbito foi registrado no município de Colinas, onde há duas mortes até o momento. A cidade com o maior número de mortes é Muçum, com 16 já confirmadas. Roca Sales contabiliza 11 vítimas fatais.

Na sequência vem Cruzeiro do Sul (5), seguido de Lajeado (3); Colinas, Estrela e Ibiraiaras (com 2 óbitos, cada). Bom Retiro do Sul, Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo e Santa Tereza registraram até o momento um óbito cada.

PUBLICIDADE

Segundo a Defesa Civil, entre os desaparecidos 30 estão em Muçum; 8 em Lajeado e 8 em Arroio do Meio. Até o momento, 3.130 pessoas foram resgatadas. Há 4.794 desabrigados e 20.517 desalojados em decorrência das chuvas que afetaram 97 municípios e 340.928 pessoas, além de deixar 925 feridos.

Meteorologia aponta mais chuvas no Rio Grande do Sul

Boletim meteorológico divulgado pela Sala de Situação do governo do Rio Grande do Sul alerta sobre “alto volume de chuva e temporais esperados para os próximos dias, sobretudo na metade sul” do estado.

Até sexta-feira (15) há, de acordo com o boletim divulgado na segunda (11/09), “risco de tempo severo em grande parte das regiões. Os volumes de chuva podem variar entre 100 milímetros e 200 milímetros nas regiões sul, campanha, oeste, centro, sudeste, leste e noroeste e ultrapassar 250 milímetros em alguns pontos. Além disso, o risco é alto para queda de granizo, descargas elétricas e vento forte”.

O risco de “tempo severo” esperado na metade sul do estado deverá se espalhar pela maioria das regiões nesta quarta-feira (13/09), em especial na região dos vales e no leste, além de se manter na metade sul.

Na quinta-feira (14/09), a expectativa é de “chuva moderada a forte com vento, sobretudo na metade sul e nas regiões dos vales, noroeste, norte, leste e nordeste”, informa o boletim meteorológico divulgado pela Sala de Situação. “Não são descartados transtornos associados a temporais isolados e elevados acumulados”, acrescenta o boletim.

*Texto publicado originalmente em 12/09/23 no site da Agência Brasil

Foto de abertura: Mauricio Tonetto / Palácio Piratini / Fotos Públicas

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor