PUBLICIDADE

Quantas aranhas você consegue ver nessa foto?

Quantas aranhas você consegue ver nessa foto?

Muitas espécies se utilizam do mimetismo para poder sobreviver às ameaças de predadores. Esse mecanismo faz com que animais passar despercebidas ao, por exemplo, mudar o tom de cor ou características físicas e se camuflar no ambiente em que estão. Todavia, alguns bichos conseguem se superar nessa habilidade e atingir resultados inacreditáveis.

Esse é o caso de uma espécie de aranha encontrada em florestas de Xishuangbanna, na China – a aranha-caranguejo- mascarada (Thomisus guangxicus) -, em que macho e fêmea se unem para, juntos, se disfarçarem de flor.

Os cientistas que documentaram esse comportamento inédito, da cooperação entre dois indivíduos para se camuflar, acreditam que nunca antes algo assim foi registrado na vida selvagem.

Apesar de parecerem bem diferentes, o macho é muito menor do que a fêmea e possui coloração escura, juntos, elas praticamente desaparecem quando estão sob uma planta em específico, a Hoya pandurata.

“Nesta imagem, onde o macho da aranha-caranguejo repousa nas costas da fêmea, ele parece imitar os pistilos e estames de uma flor, enquanto a fêmea parece imitar a corola fundida da mesma flor”, relatam Shi-Mao Wu e Jiang-Yun Gao, pesquisadores da Universidade de Yunnanos que observaram esse comportamento incrível.

Segundo os cientistas, que descreveram o caso em um artigo científico na publicação internacional Frontiers in Ecology and the Environment, já se sabia que as aranhas-caranguejo do gênero Thomisus se camuflavam entre flores não somente para evitar predadores, como pássaros, mas também para se alimentar de insetos.

Acontece que essa espécie de aranha não faz teias e se utiliza desse tipo de estratégia para conseguir suas presas.

Todavia, a união de macho e fêmea para o mesmo propósito foi uma surpresa.

“Este poderia ser um exemplo de cooperação que expande o nicho tanto de fêmeas como de machos em sistemas de mimetismo e os indivíduos cooperantes podem ter melhorado a sobrevivência e a eficiência de predação”, afirmam.

————————————-

Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Se você quiser se inscrever para receber nossas notícias, acesse esse link, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Mestres da camuflagem: as novas espécies de folhas-ambulantes descobertas pela ciência
A camuflagem que enganou até o fotógrafo!
Aranhas-do-mar podem regenerar não apenas membros, mas também partes do corpo, descobrem cientistas

Foto de abertura: Wu and Gao, Frontiers EcoPics, 2024 

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE