PUBLICIDADE

População de cidade inteira é evacuada no Canadá, onde incêndios continuam se alastrando sem controle

População de cidade inteira é evacuada no Canadá, onde incêndios continuam se alastrando sem controle

No início de junho, eram 400 focos ativos de fogo no Canadá. Naquele mês, os incêndios florestais do país ganharam as manchetes internacionais porque a fumaça chegou aos estados da costa leste dos Estados Unidos, tornando o céu de cidades como Nova York tomados por uma bruma laranja.

Pouco mais de dois meses depois, a situação está ainda pior. Nesta terça-feira são 1.042 focos ativos e 659 deles estão fora de controle. Até agora, já são quase 15,3 milhões de hectares de vegetação destruídos pelo fogo,  segundo dados do Canadian Interagency Forest Fire Centre. Essa já é considerada a pior temporada de incêndios florestais da história do Canadá. 

No momento, a região da província da Colúmbia Britânica é a mais afetada, na costa oeste do país. No último final de semana, a população inteira da cidade de Yellowknife, cerca de 20 mil pessoas, precisou ser evacuada. Os moradores foram advertidos que talvez precisem ficar semanas e não apenas dias longe de seus lares.

“Se você estiver sob ordem de evacuação, deve sair imediatamente. É a lei. Você pode pensar que está ajudando a si mesmo ou a seus vizinhos ficando para trás, mas não está. Você está tornando uma situação altamente perigosa ainda mais perigosa. Vá embora. Não fique para trás”, escreveu Bowinn Ma, ministra da Gestão de Emergências da Colúmbia Britânica em seu perfil no X (antigo Twitter).

PUBLICIDADE

Outros 36 mil canadenses naquela área estão em estado de alerta e podem ser orientados a deixar suas casas a qualquer momento. Mesmo aqueles que ainda estão em suas cidades enfrentam condições péssimas, respirando um ar extremamente poluído, cheios de resíduos dos incêndios.

Além disso, autoridades reforçaram que turistas não devem viajar, de jeito nenhum, para a região.

“Com efeito imediato, não são permitidas viagens não essenciais para várias comunidades de Okanagan que envolvam estadias em alojamento temporário. Se você está planejando ir para essas áreas nas férias, não faça isso”, destacou Bowinn.

População de cidade inteira é evacuada no Canadá, onde incêndios continuam se alastrando sem controle

Árvores queimadas e o céu laranja: já são mais de dois meses de incêndios no Canadá
(Foto: reprodução Facebook Environment and Natural Resources in Canada)

calor recorde que atingiu o Hemisfério Norte em julho – o mês mais quente da história da humanidade – só fez piorar a situação no Canadá porque tornou a vegetação ainda mais seca, ou seja, o cenário ideal para as chamas se espalharem rapidamente.

O país abriga 9% das florestas do mundo. Em geral, a temporada de incêndios lá começa em meados de maio e vai até outubro. Entretanto, o que se tem observado em 2023 é um número muito maior de focos de fogo. 

População de cidade inteira é evacuada no Canadá, onde incêndios continuam se alastrando sem controle

Gráfico mostra, ano a ano, hectares queimados pelos incêndios no Canadá
(Fonte: CIFFC)

Leia também:
Brigadistas e bombeiros do Brasil se unem a esforços multinacionais para combater incêndios no Canadá

Nova York fica com a pior qualidade de ar do planeta por causa da fumaça vinda dos incêndios no Canadá
Fumaça de incêndios no Canadá ainda paira sobre EUA
Imagens de satélite mostram fumaça de incêndios de província petroleira do Canadá chegar ao Ártico

Foto de abertura: reprodução Facebook Environment and Natural Resources in Canada

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor