Em 24 de janeiro, depois de seu primeiro dia de caminhada pela trilha Kepler, no Fiordland National Park, uma família de turistas descansava na varanda da cabana onde estava hospedada.
De repente, papagaios alpinos de Aotearoa – espécie Kea, famosa por sua inteligência, curiosidade e por surrupiar objetos – se aproximaram e pareciam muito interessados em bisbilhotar os visitantes e seus pertences.
Carteiras, joias, lanches embalados, limpadores de pára-brisa e outros objetos de valor constam da lista de objetos que essas aves verde-oliva já roubaram de turistas desavisados e distraídos do parque. Por isso, nem a ave em risco de extinção é apreciada, chegando a irritar muita gente.
Lucas, de 13 anos, então, resolveu filmar o comportamento dos bichos que pareciam muito serelepes e espertos, e situou sua câmera GoPro no parapeito.
Mas, assim que viu o objeto, um dos papagaios correu em sua direção (foto acima), abocanhou-o e fugiu, deixando a família perplexa e filmando tudo.
Enquanto o papagaio voava com a câmera no bico, Alexandra Verheul e seu filho decidiram ir atrás do larápio. Correram para alcançá-lo, se guiando não só pelo voo do animal – e de seu companheiro -, mas pelos sons. Os dois pousaram logo em seguida. Ao programa Seven Sharp, de uma TV local, Alexandra contou:
“Nós apenas seguimos o som lá embaixo, podíamos vê-los pendurados em uma árvore – eles obviamente nos ouviram chegando e abandonaram a GoPro. Meu filho decidiu verificar as rochas, onde parecia haver um bom lugar para um pássaro pousar, e lá estava a câmera, ainda filmando”.
Enquanto os dois não chegavam, o Kea comeu pedaços da câmera, que ficou um pouco avariada, mas a gravação, intacta. No vídeo, dá pra ver ele se ‘deleitando’ com o fruto de seu roubo (foto abaixo), e fugindo com a chegada do menino.
Assim que, em 1º de fevereiro, Alex publicou o vídeo inusitado em seu YouTube (até agora, tem mais de 400 mil visualizações), a história viralizou rapidamente. Afinal, não é todo dia que se pode acompanhar um Kea em fuga, de forma tão espontânea. Assista, a seguir:
Fotos: reprodução do vídeo