PUBLICIDADE

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo leva sons e imagens da Amazônia para estreia histórica na mais famosa sala de concertos de Nova York

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo leva sons e imagens da Amazônia para estreia histórica na mais famosa sala de concertos de Nova York

Foi uma noite única. Quem teve a oportunidade de estar no Carnegie Hall, em Nova York, no último sábado, 15/10, saiu de lá conhecendo um pouco mais sobre a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. Com “The Amazon Concert: Sights and Sounds of Brazil”, os músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) levaram até os espectadores da mais famosa sala de apresentações da cidade músicas que evocam a beleza e o encanto da natureza brasileira, acompanhadas de projeções com imagens de sua fauna e flora.

“Inesquecível. Orgulho. Felicidade. Beleza. Escolha sua palavra favorita, todas elas contam um pouco do que vivemos ontem no palco sagrado do Carnegie Hall. Ver a casa cheia e a cultura e a natureza brasileira sendo aplaudidas de pé foi mágico. Voltamos hoje para o Brasil com os corações cheios. Agradecemos a todos que estiveram conosco nesta noite de “Floresta Villa-Lobos”. Viva a música brasileira!”, escreveu a Osesp em suas redes sociais.

A apresentação fez parte de uma pequena turnê pelos Estados Unidos, que sem dúvida nenhuma, teve como seu ponto alto a estreia histórica na mais famosa sala de concertos de Nova York, onde os músicos brasileiros participaram do programa “International Festival of Orchestras” da temporada 2022-23, que contou ainda com as filarmônicas de Berlim e Viena. A Osesp é a primeira orquestra latino-americana a integrar a programação.

Conduzidos pela regente Marin Alsop, os instrumentistas brasileiros tocaram obras de Heitor Villa-Lobos, Antonio Carlos Jobim, Clarice Assad, Marco Antônio Guimarães, Edino Krieger, José Antônio de Almeida Prado e Philip Glass.

PUBLICIDADE

Acompanhando as composições, imagens deslumbrantes dos biomas brasileiros foram projetadas sobre as paredes da sala de concertos, graças à instalação visual concebida pelos artistas Marcello Dantas e Leandro Lima.

A ideia era levar o olhar dos animais, como araras, jacarés, pica-paus, sucuris e peixes-bois, para a sala de concerto. O resultado foi espetacular!

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo leva sons e imagens da Amazônia para estreia histórica na mais famosa sala de concertos de Nova York

Foram 75 minutos ininterruptos de apresentação
(Foto: Chris Lee Photographer)

Marin Alsop é uma das mais importantes regentes do cenário mundial. Foi pioneira nessa área. Foi a primeira mulher a comandar uma grande orquestra nos Estados Unidos, Europa e Brasil. Em nosso país, esteve à frente da Osesp entre 2012 e 2019.

Nascida em Nova York, ela foi convidada pelo Carnegie Hall a escolher uma orquestra estrangeira para reger nesse programa especial e decidiu pela brasileira.

Abaixo um pequeno trecho do concerto, compartilhado por Marcello Dantas em suas redes sociais:

Fotos: divulgação Osesp/Chris Lee Photographer

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor