
Em 2024, mais uma vez, o Pantanal enfrentou uma longa, intensa e devastadora temporada de incêndios florestais, agravada por um longo e severo período de seca e estiagem na região. Milhares de hectares foram destruídos, propriedades queimadas e animais morreram. Em meio à toda essa tragédia, o Onçafari, organização não governamental nascida no bioma, lançou a campanha Recupera Pantanal.
A iniciativa do Onçafari tinha como objetivo arrecadar recursos para apoiar a manutenção das equipes de brigadistas no combate ao fogo, a construção de poços de água, assim como o trabalho de resgate e cuidados de animais feridos e a suplementação de alimentos aos mesmos. Visava ainda a aquisição de novos equipamentos e recuperação de instalações destruídas pelo fogo, como os recintos de reabilitação usados para o processo de reintrodução na vida selvagem.
Todo esse esforço e impacto foram reconhecidos internacionalmente pela inclusão do Onçafari na lista Bright Ideas in Travel 2024, da revista Condé Nast Traveler, na categoria Organizações & Operadores.
“Em 2024, com os incêndios intensos no Pantanal tendo queimado cerca de 2,6 milhões de hectares, o Onçafari lançou o Fundo de Recuperação do Pantanal para ajudar a tratar animais feridos, reconstruir reservas impactadas e apoiar os esforços de combate a incêndios”, diz a publicação.
A organização brasileira é uma das 71 iniciativas ao redor do mundo que promovem sustentabilidade, inclusão e preservação ambiental citadas pela Bright Ideas in Travel, em sua mais recente edição. Publicada pela primeira vez em 2022, a lista destaca projetos e instituições que “estão revolucionando a indústria do turismo com abordagens inovadoras e impacto positivo.”
“A inclusão do Onçafari na lista Bright Ideas in Travel 2024 da Condé Nast Traveler é um reconhecimento do impacto que buscamos gerar na conservação da biodiversidade brasileira. O projeto Recupera Pantanal nasceu da necessidade urgente de proteger a fauna e restaurar o bioma após os incêndios devastadores do último ano. Esse destaque reforça a importância de unir esforços para preservar nossos ecossistemas e mostra como o turismo sustentável pode ser uma ferramenta essencial para a conservação”, afirma Mario Haberfeld, fundador e CEO do Onçafari.
Criada pelo empresário em 2011, a organização surgiu inicialmente com foco no ecoturismo, através da observação das onças-pintadas (Panthera onca) no Pantanal, mas ao longo das últimas décadas ampliou sua área de atuação para mais biomas e também, outras áreas da conservação, entre elas a de pesquisa, reintrodução e advocacy.
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Foto de abertura: Bruno Sartori