Num dia lamentável, que entrará para as páginas obscuras de nossa história, o Observatório do Clima manifesta total repúdio aos acontecimentos de hoje em Brasília. Segue a nota da rede, composta por 76 organizações da sociedade civil. Que tenhamos paz para seguir nossas vidas democraticamente:
“O Observatório do Clima repudia os atos golpistas e terroristas que tomaram Brasília neste domingo, com conivência e omissão das forças de segurança. Não se trata apenas de ataques a prédios públicos, o alvo é a democracia.
Uma horda criminosa que perdeu as eleições quer retomar o poder à força. Governo, Congresso e Justiça precisam agir. A democracia não é autorrealizável, depende de vigilância e cuidados constantes.
Identificar e punir os responsáveis pelo que ocorreu, os que agiram ou se omitiram, além de seus financiadores, é o mínimo que se espera para a manutenção do Estado democrático de direito no país. O projeto bolsonarista de destruição e ódio foi derrotado em 30 de outubro. O resultado das urnas deve ser respeitado”.
Terroristas enfrentando a polícia na Praça dos Três Poderes
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Fotos Públicas)
*Nota divulgada em 08/01/22 no site do Observatório do Clima
Foto de abertura: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Fotos Públicas
Deveria tirar todos os políticos que votaram no Bolsonaro esse ano e seus aliados que ainda estão no poder. Sabe lá que eles também são coniventes com esses atos?