Mais uma prova de que estamos todos conectados. O planeta é um só, e mesmo distantes, o que acontece num lugar pode afetar de maneira drástica a vida de milhões de outras pessoas. Prova disso é a fumaça que paira sobre mais de dez estados da costa noroeste dos Estados Unidos. Ela vem dos incêndios florestais que estão sendo combatidos em Quebec, no Canadá.
Desde ontem várias cidades americanas já acordaram com o céu coberto por uma bruma alaranjada. São as partículas poluentes provenientes dos incêndios que devoram florestas canadenses. Há mais de 400 focos ativos de fogo e segundo autoridades locais, cerca de 50% deles estão fora de controle.
Durante algumas horas, na madrugada da terça para essa quarta, Nova York ficou com a pior qualidade de ar do mundo. Hoje a situação ainda é bastante grave. Prédios continuam encobertos pela névoa de poluição.
A prefeitura de Nova York emitiu um alerta para seus moradores.
“Limitem a atividade ao ar livre o máximo possível; se estiverem usando um ar condicionado, certifiquem-se de fechar a entrada de ar fresco para evitar que o ar externo entre em sua casa; e se você é sensível à má qualidade do ar, considere usar uma máscara de alta qualidade ao ar livre”, recomenda o site do New York City Government.
Foto compartilhada pelo prefeito de Nova York, Eric Adams
No estado de Maryland, alguns condados também suspenderam todas as atividades externas em escolas. “O ar insalubre causado pela fumaça dos incêndios florestais na província de Quebec, no Canadá, está afetando grande parte das áreas do nordeste e meio-atlântico dos Estados Unidos. Esse influxo de fumaça afetou a qualidade do ar externo, o que pode representar um risco à saúde, principalmente para indivíduos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares.
Portanto, para hoje (07/06) e amanhã (08/06), todos os recessos ao ar livre e outras atividades serão cancelados ou remarcados”.
Essa época do ano é comum que ocorram incêndios florestais no Canadá, entretanto, especialistas não hesitam em afirmar que eles estão muito piores por causa dos efeitos das mudanças climáticas. O calor atípico e a falta de chuvas na região de Quebec fez com que a vegetação ficasse muito mais seca.
Em entrevista coletiva hoje, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau alertou que o país deve entrar um verão com mais incêndios.
O céu alaranjado em Nova York: cenário de filme sobre o apocalipse
(Foto: Michael Appleton/Mayoral Photography Office)
Leia também:
Imagens de satélite mostram fumaça de incêndios de província petroleira do Canadá chegar ao Ártico
Incêndios nos Estados Unidos podem ser a causa da morte de centenas de milhares de aves migratórias
Foto de abertura: reprodução Facebook City of New York Government